Tesouro Direto: taxas de títulos prefixados têm alta na manhã desta sexta-feira

Tesouro Direto: taxas de títulos prefixados têm alta na manhã desta sexta-feira

outubro 23, 2020 Off Por JJ

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam alta na manhã desta sexta-feira (23), em especial os de retorno prefixado.

Entre os destaques do dia, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Base 15 (IPCA-15) subiu 0,94% em outubro na comparação mensal, acima do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, de alta de 0,83%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta foi a maior alta para o mês desde 1995, impulsionada pelos preços dos alimentos e bebidas, com avanço de 2,24%.

No ano, a prévia da inflação acumula alta de 2,31% e em 12 meses, de 3,52%.

Mercado Hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa anual de 4,87% na abertura do dia, ante 4,77% ao ano na tarde de quinta-feira (22). O juro pago pelo mesmo papel com prazo em 2026, por sua vez, subia de 7,17% para 7,19% ao ano nesta manhã.

Entre os papéis indexados à inflação, o com vencimento em 2026 oferecia um prêmio anual de 2,83%, frente a taxa de 2,80% a.a. anteriormente. Já a taxa do Tesouro IPCA+ 2045 era de 4,04%, ante 4,03% a.a. ontem.

Leia também:
Cadeia ou título prefixado de curto prazo? Se tivesse que escolher, Stuhlberger ficaria com a 1ª opção

No caso do Tesouro Selic, a taxa de deságio permaneceu estável em relação à apresentada na véspera, em torno de 0,20%.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta sexta-feira (23):

Fonte: Tesouro Direto

Cena doméstica

Ainda entre os destaques do dia no mercado local, os investidores seguem acompanhando a polêmica em torno da vacina contra o coronavírus.

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro desmentir fala do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quanto ao plano de comprar 46 milhões de doses da vacina da farmacêutica chinesa Sinovac, a diretoria do Instituto Butantan afirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estaria atrasando a liberação de insumos para a produção do medicamento.

Em resposta, a Anvisa afirmou que o retorno ao pedido de importação sairá em até cinco dias úteis, e que a solicitação do Butantan teria entrado em uma análise especial.

Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que a Anvisa não correria para liberar vacinas.

“A vacina tem que ser certificada pela Anvisa. Eu não mando na Anvisa. Alguns acham que eu mando na Anvisa. A Anvisa, como as agências todas, é independente. A Anvisa não é subordinada a mim, apesar de quem indicar [o diretor-presidente] para a sabatina no Senado sou eu”, disse.

Por Dentro dos Resultados
CEOs e CFOs de empresas abertas comentam os resultados do ano. Cadastre-se gratuitamente para participar:

Quadro internacional

No exterior, além dos sinais positivos sobre estímulos econômicos nos Estados Unidos, também trazem otimismo os fortes resultados corporativos na Europa.

O banco Barclays reportou lucro líquido de US$ 797,7 milhões no terceiro trimestre, mais que o dobro das expectativas de analistas.

A fabricante de automóveis Daimler aumentou sua expectativa sobre os lucros de 2020, enquanto a alta da demanda na China contribuiu para ampliar as margens da divisão de carros da Mercedes-Benz.

Nos EUA, a presidente do Congresso americano, Nancy Pelosi, afirmou ontem que ela e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, estavam “quase lá” nas discussões sobre um novo pacote de estímulos contra os impactos econômicos da pandemia. Por outro lado, ela disse que ainda poderia “levar um tempo” antes que a lei definindo o pacote fosse escrita e assinada.

Os americanos também acompanharam na noite de ontem o último debate das eleições presidenciais entre Donald Trump e o candidato democrata, Joe Biden.

Em uma hora e meia de debate, os dois candidatos foram chamados a discutir temas como combate à pandemia, questão racial, segurança nacional e mudanças climáticas, os mesmos discutidos no primeiro evento. Confira os destaques aqui.

Série gratuita do InfoMoney explica a hora certa de entrar e sair de ativos na Bolsa: clique aqui e aprenda como vencer os tubarões do mercado com consistência e segurança