MPF pede implantação de rede de atenção às doenças raras em SE

MPF pede implantação de rede de atenção às doenças raras em SE

fevereiro 3, 2023 Off Por JJ

(Foto: Divulgação MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação contra a União, o Estado de Sergipe e o Município de Aracaju requerendo a implantação de uma Rede de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras em Sergipe e a implantação de ao menos um serviço especializado ou de referência em doenças raras.

De acordo com o MPF, o requerimento tem o objetivo de estabelecer um fluxo assistencial em todos os níveis de atenção à saúde desses pacientes, garantindo diagnóstico precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade, morbimortalidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras.

A investigação no MPF teve início em julho de 2019, após denúncias da Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras (ASPDR) sobre a desassistência à saúde desses pacientes em Sergipe, principalmente, crianças e adolescentes. Dentre as dificuldades enfrentadas, foram citadas a falta de consultas especializadas e exames essenciais para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento. Alguns desses exames só são realizados nos serviços habilitados como Serviço de Atenção Especializada em Doenças Raras, que ainda não existe no estado.

Segundo o MPF, durante as investigações, os entes públicos informaram que a organização da Rede de Atenção à Saúde à Pessoas com Doenças Raras em Sergipe ainda é embrionária, sem linha de cuidado elaborada e sem pactuação regional. Além disso, a Secretaria Estado da Saúde informou que desde 2014 é discutida a possibilidade de instalar um Serviço de Referência Estadual em Doenças Raras no Hospital Universitário de Lagarto HUL/UFS/EBSERH.

Ainda de acordo com o MPF, o poder público foi convocado em diversas oportunidades a adotar providências para organizar sua Rede de Atenção à Saúde para as Pessoas com Doenças Raras, mas não houve alterações significativas ao longo dos quatro anos de tratativas extrajudiciais.

SMS

Em resposta ao Portal Infonet, a Secretaria Municipal da Saúde informou que foi notificada pelo MPF e que irá se pronunciar no processo.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não se posicionou sobre o assunto.

 

Com informações do MPF