WTA suspende torneios na China devido às incertezas sobre Peng Shuai

WTA suspende torneios na China devido às incertezas sobre Peng Shuai

Dezembro 1, 2021 Não Por JB

Desde o mês passado, quando as denúncias foram feitas, Peng apareceu publicamente apenas em vídeos da imprensa oficial chinesa

REUTERS/Edgar SuA WTA suspendeu os torneios na China por causa das incertezas sobre Peng Shuai

A Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) anunciou, nesta quarta-feira, 1º, que decidiu suspender os torneios que realiza na China devido à incerteza quanto ao paradeiro da tenista Peng Shuai, que denunciou abusos sexuais por parte de Zhang Gaoli, de 75 anos, vice-primeiro-ministro chinês entre 2012 e 2017. Desde o mês passado, quando as denúncias foram feitas, Peng apareceu publicamente apenas em vídeos da imprensa oficial chinesa. O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou ter feito uma chamada de vídeo com a atleta de 35 anos, mas não deu detalhes sobre a conversa.

Segundo o presidente da WTA, Steve Simon, todos os torneios da entidade realizados na China, incluindo em Hong Kong, estão suspensos. “Eu não vejo como pedir para nossas atletas irem competir onde Shuai Peng não está podendo se comunicar livremente e parece estar sofrendo pressão para desmentir suas alegações de abuso sexual. Dada a atual situação, também estou muito preocupado com os riscos que todos os nossos jogadores e equipe poderiam enfrentar se realizássemos eventos na China em 2022”, justificou Simon, que não confia na liberdade de Peng, mesmo com o comunicado emitido pelo COI.