Vacina da Dengue será disponibilizada em todas as UBSs de Aracaju
junho 17, 2024Com o objetivo de aumentar o número de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos imunizados contra a dengue, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia pontos de vacinação para todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.
A vacinação contra a dengue teve início no último dia 2 de maio em Aracaju, que recebeu um total de 9.833 doses do imunizante. Até o momento, apenas 39,74% desse número foi aplicado, o que equivale a 3.908 doses. A SMS reforça a necessidade de pais e responsáveis levarem as crianças e adolescentes para se protegerem contra a doença.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a vacina da dengue é um imunizante novo, confiável e uma forma segura de proteger crianças e adolescentes contra essa doença. “A vacina continua disponível para pessoas com idades entre 10 e 14 anos e precisamos ressaltar que as pessoas podem contrair a dengue diversas vezes ao passar do tempo, mas a vacina irá proteger contra as formas graves da doença”, destaca Larissa.
Esquema Vacinal
A vacina é administrada em duas doses. Conforme o Ministério da Saúde, para a aplicação da D2, as doses serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema de vacinação. “Caso a criança já tenha tomado a D1 e tenha tido dengue, acrescenta 30 dias no tempo para ser tomada a D2, por exemplo. Se tomou a D1 há dois meses, conta dois meses para tomar a D2. Caso a criança não tenha iniciado o esquema de vacinação e teve dengue, aguarda seis meses para tomar a D1. Vale ressaltar que a vacina contra a dengue não pode ser tomada junto com outra vacina”, orienta Larissa.
Pontos de Vacinação e Documentos
O imunizante contra a dengue está disponível nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Destas, 20 funcionam em horário estendido, das 8h às 18h30:
– Antônio Alves (bairro Atalaia)
– Augusto Franco (bairro Farolândia)
– Ministro Costa (Conj. Jardim Esperança)
– Dona Sinhazinha (bairro Grageru)
– Ávila Nabuco (Conj. Médidi)
– Niceu Dantas (bairro Mosqueiro)
– Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo)
– Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio)
– Joaldo Barbosa (bairro América)
– Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente)
– Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos)
– Cândida Alves (bairro Santo Antônio)
– Dona Jovem (bairro Industrial)
– Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte)
– José Machado (bairro Santos Dumont)
– José Calumby Filho (bairro Jardim Centenário)
– Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário)
– Fernando Sampaio (bairro Castelo Branco)
– Humberto Mourão e Geraldo Magela (bairro Orlando Dantas)
E três funcionam em horários especiais:
• USF José Augusto Barreto (Japãozinho) das 8h às 16h
• USF Celso Daniel (Santa Maria) das 8h às 15h30
• USF Roberto Paixão (17 de Março) das 8h às 15h30
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju, que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável.
“Após a aplicação da vacina contra a dengue, os efeitos colaterais que poderão surgir são leves e incluem dor no local da injeção, vermelhidão ou um pequeno inchaço. Esses eventos são mais frequentes após a primeira dose, variando de intensidade leve a moderada, tendo resolução entre um a três dias. A dor no local da injeção poderá aparecer com mais frequência no dia da injeção, enquanto a vermelhidão e o edema no dia seguinte à administração da vacina”, completa Larissa.
Fonte: PMA