UFS terá novo campus no município de Estância

UFS terá novo campus no município de Estância

junho 10, 2024 Off Por JJ

O anúncio foi feito em uma reunião com os reitores de universidades e institutos federais (Foto: Ascom/UFS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção de um novo campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Estância. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 10, em reunião com reitores de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto.

De acordo com Lula, um total de R$ 5,5 bilhões em recursos do Ministério da Educação (MEC) serão destinados para obras de infraestrutura do ensino superior, além da construção de dez novos campi e oito hospitais universitários. O investimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Cada obra custará R$ 60 milhões, incluindo construção e compra de equipamentos. Além disso, a ampliação vai resultar em 28 mil novas vagas para estudantes de graduação, com seis cursos em cada campus.

Atualmente a UFS tem campus em São Cristóvão, Lagarto, Laranjeiras, Itabaiana e no Sertão. Com a notícia, a universidade vai ganhar seu 6º campus.

A UFS disse que, em setembro de 2023, protocolou junto ao Ministério da Educação (MEC) a proposta de criação de dois novos campi, sendo um em Estância e outro em Propriá.  E que o projeto  visa ampliar o acesso ao ensino superior nas regiões Sul e Baixo São Francisco do estado.

“Ainda com relação à expansão, é importante ressaltar que a UFS irá manter o diálogo para buscar também o campus de Propriá, entendendo a importância desse outro polo. Mas temos que celebrar essa primeira conquista porque todo investimento na educação é bem-vindo e ter mais um campus em uma região industrial proporcionará, com a chegada da universidade, a potencialização dessa região”, afirma o reitor da UFS, Valter Santana.

De acordo com a UFS, o novo campus em Estância inclui o planejamento inicial dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia de Fontes Renováveis, Engenharia Química e Gestão Ambiental, todos direcionados às necessidades da região. Esse avanço da UFS promete não apenas abrir as portas para o ensino superior de qualidade, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade e da região circundante.

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio com informações da Agência Brasil e da UFS