Tesouro Direto: taxas se recuperam e título longo de inflação passa a pagar 5,45% ao ano

Tesouro Direto: taxas se recuperam e título longo de inflação passa a pagar 5,45% ao ano

julho 4, 2023 Off Por JJ

As rentabilidades dos títulos de inflação do Tesouro Direto sobem nesta terça-feira (4). O dia é de recuperação para as taxas desses papéis após forte queda na véspera que levou os juros às mínimas em 18 meses.

Na pauta do dia está a produção industrial brasileira, que cresceu 0,3% em maio na comparação com abril. Dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, na comparação anual, a alta foi de 1,9%. Com isso, a indústria brasileira acumula recuo de 0,4% no ano e estabilidade (0,0%) em 12 meses.

Agentes ainda estão de olho no Senado, onde Gabriel Galípolo, indicado para a diretoria de política monetária do Banco Central e Ailton Aquino, indicado para a diretoria de fiscalização da autoridade monetária, passam por sabatina nesta terça-feira (4). A primeira análise é feita pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Caso as indicações sejam aprovadas pelo grupo, os nomes seguem para apreciação do plenário.

Ainda no Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados pode votar hoje o projeto de lei que muda as regras do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Entre as pautas importantes que tramitam na Câmara, como arcabouço fiscal e reforma tributária, o PL do Carf precisa ser o primeiro a ser votado, já que teve urgência aprovada há duas semanas.

A sessão é de feriado nos Estados Unidos pela independência americana, o que diminui a liquidez dos mercados.

No Tesouro Direto, as taxas dos títulos públicos operavam em alta na segunda atualização do dia, às 12h01. A rentabilidade real do Tesouro IPCA+ 2029 subia de 5,05%, na sessão de ontem, para 5,08% hoje. Já o juro real do Tesouro IPCA+ 2032 avançava de 5,10% para 5,12%, enquanto a taxa do título de inflação que vence em 2055 subia de 5,41% para 5,45%.

A recuperação também atingia os juros de prefixados. O título com vencimento em 2026 entregava rentabilidade de 10,08% após pagar 10,07% na véspera. Já a taxa Tesouro Prefixado 2029, que caiu para a mínima histórica de 10,46% ontem, pagava 10,49% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta terça-feira (4):

Produção industrial em linha com o esperado

O consenso Refinitiv de analistas previa alta de 0,3% ante abril e de 1,1% na comparação anual. Os números mostram que a indústria ainda está 1,5% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,1% aquém do ponto mais alto da série histórica, registrado em maio de 2011.

Especialistas ouvidos pelo InfoMoney disseram que o resultado é fruto de uma correção mensal e que o cenário segue desfavorável para o setor. “Esperamos que a indústria ande de lado nos próximos meses, com alguns setores menos dependentes do crédito ou que sejam favorecidos por medidas de estímulo do governo sustentando alguma expansão do segmento”, disse Rafael Perez, economista da Suno Research.

Indicados ao Banco Central

Em sabatina no Senado Federal, Gabriel Galípolo defendeu a autonomia do Banco Central, dizendo que o debate sobre o tema “muitas vezes se confunde como processo democrático, como se alguém quisesse fazer algo à revelia; não é desejo de ninguém isso (tirar a autonomia do BC)”. Ailton Aquino também defendeu a medida aprovada em fevereiro de 2021.

Se as indicações de Galípolo e Aquino forem aprovadas, eles substituirão Bruno Serra Fernandes e Paulo Sérgio Neves de Souza. Os dois mandatos terminaram em fevereiro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula assume a presidência do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, nesta terça-feira, a presidência do Mercosul temporariamente, por seis meses. Seu maior desafio é destravar um acordo com a União Europeia. Ele disse que vai debater o assunto com os demais países que integram o Mercosul.

“Queremos preparar aqui a proposta de acordo para a União Europeia. Eles mandaram uma proposta, nós respondemos, eles mandaram uma carta para nós, impondo algumas condições, nós não aceitamos a carta. Estamos preparando agora uma outra resposta”, disse, durante a live semanal Conversa com o Presidente”, transmitida pelo canal do presidente no YouTube e redes sociais.