Tesouro Direto: taxas de títulos indexados à inflação têm leve queda nesta sexta-feira
agosto 7, 2020SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos indexados à inflação e negociados via Tesouro Direto apresentam leve queda na manhã desta sexta-feira (7), após subirem nas duas sessões anteriores.
Hoje, o dia é marcado por um aumento de aversão ao risco no exterior, diante das tensões entre Estados Unidos e China.
Isso porque o presidente americano Donald Trump assinou ontem duas ordens executivas para banir do país os aplicativos chineses TikTok e WeChat em 45 dias, caso eles não sejam vendidos para companhias americanas. A justificativa é de que os dados pessoais dos americanos estão expostos.
Os investidores também monitoram nesta sexta-feira os dados de emprego nos EUA, com criação de 1,76 milhão de vagas em julho. O número veio acima da mediana das expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que apontava para a geração de 1,48 milhão de postos de trabalho.
No Brasil, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,36% em julho na comparação mensal, em linha com o esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, de alta de 0,35% no período.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este é o maior resultado para um mês de julho desde 2016, quando o indicador registrou alta de 0,52%.
No ano, o IPCA acumula alta de 0,46% e, em 12 meses, de 2,31%.
Leia também:
• Quais investimentos devem compor sua carteira com Selic a 2% e Ibovespa acima dos 100 mil pontos?
Ainda na cena doméstica, o Senado aprovou ontem um projeto de lei que estabelece um teto para taxas de juros de cheque especial e cartão de crédito enquanto durar o estado de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19.
Mercado hoje
No Tesouro Direto, o título indexado à inflação com juros semestrais e vencimento em 2040 pagava uma taxa anual de 3,49% nesta manhã, ante 3,50% a.a. na sessão anterior. Os papéis com prazos em 2035 e 2045, por sua vez, ofereciam um prêmio de 3,46% ao ano, frente 3,49% a.a. anteriormente.
Entre os títulos prefixados, o papel com prazo em 2026 pagava uma taxa anual de 5,94%, ante 5,92% a.a. ontem, enquanto o juro pago pelo Tesouro Prefixado com juros semestrais e vencimento em 2031 se mantinha em 6,70% ao ano.
Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta sexta-feira (7):
Aprenda a fazer trades com potencial de ganho de R$ 50 a R$ 500 operando apenas 10 minutos por dia: inscreva-se gratuitamente na Semana dos Vencedores