Tesouro Direto: taxas avançam com risco fiscal, Treasuries e PMI da zona do euro

Tesouro Direto: taxas avançam com risco fiscal, Treasuries e PMI da zona do euro

julho 5, 2022 Off Por JJ

As taxas dos títulos públicos operam em alta na manhã desta terça-feira (5). Nos prefixados, as taxas avançam até seis pontos-base, já nos títulos atrelados à inflação as taxas sobem até 5 pontos-base.

Segundo Luciano Costa, economista-chefe e sócio da Monte Bravo Investimentos, o movimento das taxas ainda é pautado pelo risco fiscal, com notícias de que o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios quer incluir mais benefícios, o que estaria deixando o mercado nervoso. “Tem a discussão do ‘vale Uber’ e a possibilidade de tirar o estado de emergência, são dois pontos que o governo quer evitar”, afirma Costa.

De acordo com o economista, a questão fiscal conseguiu ofuscar dados locais, como o resultado da produção industrial de maio, que veio abaixo do esperado pelo mercado.

A produção industrial teve variação positiva de 0,3% em maio, na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, a indústria acumula alta de 2,6% e, em 12 meses, de 1,9%.

O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,7% na comparação com abril, enquanto a expectativa na comparação anual era de avanço de 1,1%.

No exterior, Costa cita dados do Índice de gerentes de compras (PMI) da zona do Euro, que caiu de 54,8 em maio para 52 em junho, atingindo o menor nível em 16 meses, segundo dados da S&P Global Market. “Os dados confirmaram uma desaceleração global, já esperada pelo mercado, agora a discussão é sobre os impactos de uma recessão nos juros do Federal Reserve – banco central americano – e o que a autoridade precisa fazer neste cenário”, afirma.

Outro fator que puxou as taxas locais foram os Treasuries, que também avançam nesta manhã.

Durante o dia, o risco fiscal deve continuar pressionando as taxas de juros, segundo o economista.

No radar do mercado para esta semana, tem dados do payroll (emprego) nos Estados Unidos e IPCA (inflação) de junho na sexta-feira (8).

Amanhã o Federal Reserve divulga a ata da sua última reunião, que pode trazer diversas interpretações para o mercado, cita o economista.

Dentro do Tesouro Direto, a maior alta era do título prefixado de curto prazo. O Tesouro Prefixado 2025 oferecia às 9h21 um retorno anual de 12,85%, superior aos 12,79% vistos na segunda-feira (4)

Já o Tesouro Prefixado 2029 e o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, apresentavam uma rentabilidade anual de 12,95% e 13,06%, respectivamente, acima dos 12,91% e 13,04% registrados na sessão anterior.

Nos títulos atrelados à inflação, o ganho real dos papéis chegava a 6,08%.

As taxas avançavam entre 4 e 5 pontos-base.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta terça-feira (5):

Fonte: Tesouro Direto

Produção industrial

A produção industrial teve variação positiva de 0,3% em maio, na comparação com o mês anterior. Os dados são Pesquisa Industrial Mensal (PIM) – Brasil, divulgada nesta terça-feira (5) pelo IBGE.

A indústria teve o quarto avanço seguido. Contudo, não foi suficiente para eliminar o recuo de 1,9% registrado em janeiro último e o saldo ainda é negativo em 0,1% em 2022. No ano, a indústria acumula alta de 2,6% e, em 12 meses, de 1,9%. Já na comparação com maio de 2021, a produção cresceu 0,5%.

O número também veio abaixo do esperado. O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,7% na comparação com abril, enquanto a expectativa na comparação anual era de avanço de 1,1%.

No resultado de maio, verifica-se comportamento predominantemente positivo, aponta o IBGE, uma vez que 3 das 4 grandes categorias econômicas e 19 das 26 atividades industriais pesquisadas apontaram avanço na produção.

PMI Zona do Euro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 54,8 em maio para 52 em junho, atingindo o menor nível em 16 meses, segundo pesquisa final divulgada hoje pela S&P Global.

Apesar da queda, o resultado acima da marca de 50 indica que a atividade no bloco se expandiu no último mês, mas em ritmo mais contido.

O número final de junho ficou um pouco acima da leitura preliminar e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 51,9 em ambos os casos.

O PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, diminuiu de 56,1 para 53 no mesmo período, tocando o menor patamar em cinco meses, mas também superou o cálculo inicial, de 52,8.

Vale-Uber

O deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), relator na Câmara da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que turbina benefícios, pensa em fazer mudanças no texto aprovado pelo Senado.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), ele diz que vai negociar a inclusão, na “PEC Kamikaze”, de um auxílio-gasolina a motoristas de aplicativo, como o Uber.

Além disso, Forte encomendou estudos jurídicos para determinar se há mesmo necessidade de decretar estado de emergência.

Ele acredita que pode haver brecha no teto de gastos – a regra que limita o crescimento das despesas do governo à inflação do ano anterior – para conceder os benefícios sem ter de acionar o estado de emergência.