SÃO PAULO – As ações da Tesla chegaram a saltar 14% no after-market de quinta-feira (2) na Bolsa de Nova York, depois que a montadora superou as expectativas do mercando entregando mais veículos no primeiro trimestre que o esperado – mesmo a produção paralisada em meio à pandemia de coronavírus. Nesta sexta, continuam em alta próxima de 5% às 15h45.
A montadora entregou cerca de 88.400 carros nos três primeiros meses de 2020. Em comunicado, a empresa informou ter entregue 12.200 modelos S e X no período encerrado em 31 de março e 76.200 modelos 3 e Y’s. A produção total foi de 102.672.
As expectativas do mercado eram que a companhia, criada por Elon Musk, forneceria 79.908 unidades, de acordo com dados da FactSet. A Tesla ainda alerta que os números podem aumentar em até até 0,5%.
“Nossa contagem de entregas deve ser vista como um pouco conservadora, já que contamos apenas um carro como entregue se for transferido para o cliente e toda a papelada estiver correta”, afirmou a empresa em comunicado.
A produção do Model Y começou em janeiro e as entregas começaram em março, antes do previsto, segundo a companhia. A empresa ainda relatou ter atingido níveis recordes de produção no período na fábrica em Xangai, em meio às restrições impostas pelos órgãos sanitários
O movimento de alta veio logo em seguida, em um momento que mercados no mundo inteiro caem na esteira de pedidos recordes de seguro-desemprego nos EUA.
Desafios
Analistas apontam que o impacto da pandemia na empresa pode ocorrer no trimestre atual.
“Acreditamos que o 2T se mostrará muito mais desafiador”, disseram analistas do JPMorgan após os resultados “, inclusive por causa do COVID-19, mas possivelmente também como resultado dos números mais fortes do que o esperado no 1T, que podem ter deixado os canais cheios”.
A Tesla disse em março que tinha muito dinheiro disponível para “navegar com sucesso por um longo período de incerteza”, algo com o que muitos investidores parecem concordar até agora.
“Se alguma empresa consegue superar obstáculos de produção e capacidade limitada”, disse Dan Ives, analista da Wedbush, esta semana, “são Musk e Tesla olhando para o futuro em que os touros estão apostando para navegar nessa pandemia sem precedentes”.