Taxas de títulos no Tesouro Direto sobem após IPCA acima do esperado

Taxas de títulos no Tesouro Direto sobem após IPCA acima do esperado

janeiro 12, 2021 Off Por JJ

SÃO PAULO – Após forte alta na sessão anterior, os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto voltam a subir na manhã desta terça-feira (12), depois da divulgação de dados de inflação acima do esperado.

Em dezembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 1,35%, a variação mais intensa desde fevereiro de 2003 (1,57%) e a maior para um mês de dezembro desde 2002 (2,10%).

O resultado veio acima da expectativa do consenso da Refinitiv, de alta de 1,21% no mês passado na comparação mensal.

Já no acumulado de 2020, o indicador subiu 4,52%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o número ficou acima do centro da meta de 4% definida pelo Conselho Monetária Nacional (CMN), mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo. Foi a maior alta do índice desde 2016, quando o IPCA subiu 6,29%.

Mercado hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa anual de 5,16% na abertura dos negócios, ante 4,99% ontem. O juro pago pelo Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031, por sua vez, subia de 7,64% para 7,66% ao ano.

Já entre os indexados à inflação, o prêmio do papel com vencimento em 2026 avançava de 2,71% para 2,75% ao ano. Já a taxa oferecida pelo mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2030 era de 3,21%, contra 3,16% anteriormente.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta terça-feira (12):

Fonte: Tesouro Direto

Cena global

No ambiente internacional, os mercados monitoram o pedido formal, feito pelo partido democrata, para o impeachment do presidente norte-americano Donald Trump, pela incitação aos protestos violentos da semana passada, quando manifestantes invadiram a sede do Congresso americano, causando cinco mortes.

A Câmara de Representantes pretende votar o pedido ainda nesta semana, para que este seja depois apreciado no Senado, que tem maioria republicana.

Para que o impeachment ocorra, é necessária uma maioria de dois terços dos representantes. Por isso, uma parcela dos republicanos precisaria votar pela retirada do representante de seu partido.

O avanço da pandemia de Covid-19 também é foco de atenção dos investidores nesta terça, com o aumento do número de casos ao redor do mundo.

Segundo o jornal alemão Bild, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou hoje a parlamentares do seu partido que espera que o lockdown, imposto no país para conter a disseminação do coronavírus, dure até o início de abril.

“Se não conseguirmos parar esse vírus britânico, então teremos dez vezes o número de casos até a Páscoa. Precisamos de oito a dez semanas de medidas duras”, teria dito Merkel, de acordo com o Bild.

Quadro doméstico

Já no Brasil, o destaque fica por conta da apresentação pelo Instituto Butantan de novos dados sobre a vacina Coronavac, com a coletiva de imprensa marcada para hoje.

Na semana passada, o instituto anunciou que o imunizante havia atingido 78% de eficácia para impedir casos leves, e 100% de eficácia para impedir casos moderados e graves, que trazem necessidade de acompanhamento mais intenso e podem levar à morte.

Ainda no noticiário da vacina, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou ontem que o foco da vacinação no Brasil poderá vir a ser a redução da pandemia, ao invés de garantir imunidade completa.

Ele falou sobre a possibilidade de aplicação de somente uma dose do imunizante produzido pela parceria entre Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, testado no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), aumentando o tempo antes da aplicação da segunda dose, o que garante índices mais altos de imunização.

Os investidores também seguem repercutindo na cena doméstica a decisão da montadora Ford de fechar as três fábricas restantes no Brasil, encerrando sua produção no país após um centenário.

PROCURA-SE: Profissionais de todas as formações estão migrando para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Entenda como fazer o mesmo nesta série gratuita do InfoMoney!