Taxas de títulos do Tesouro Direto recuam após maior queda da produção industrial da série histórica

Taxas de títulos do Tesouro Direto recuam após maior queda da produção industrial da série histórica

junho 3, 2020 Off Por JJ

Brazilian money on a wallet. Brazilian economy concept.
(Brenda Beth/Getty Images)

SÃO PAULO – As taxas dos títulos públicos negociados via Tesouro Direto, programa que possibilita a compra e venda de papéis por investidores pessoas físicas por meio da internet, apresentam queda na manhã desta quarta-feira (3).

Na agenda de indicadores, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da produção industrial, que despencou 18,8% em abril na comparação com março.

Apesar de a queda ter sido a mais acentuada da série histórica do indicador, iniciada em 2002, a retração foi menor que a esperada pelos economistas do mercado, que projetavam uma contração de 28,3%, segundo o consenso Bloomberg.

Já na comparação anual, a retração de abril foi de 27,2%, menor que a mediana das projeções, que era de um recuo de 36,1%.

Mercado hoje

Com uma queda menor do que a esperada da produção industrial e um ambiente externo positivo nos mercados, o dólar recuava 2,5%, a R$ 5,08, por volta das 10h.

No Tesouro Direto, o título indexado à inflação com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 2,68%, ante 2,73% a.a. na tarde de terça-feira (2). Os papéis com prazos em 2035 e 2045, por sua vez, ofereciam um prêmio anual de 4,16%, frente aos 4,20% a.a. pagos anteriormente.

Entre os títulos prefixados, o juro do papel com vencimento em 2023 cedia de 4,13% para 4,07% ao ano, enquanto o prêmio pago pelo mesmo papel com prazo em 2026 recuava de 6,33% para 6,26% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos ofertados nesta quarta-feira (3):

Fonte: Tesouro Direto

Noticiário externo

Na cena externa, mercados têm dia positivo com a avaliação de analistas de que a reabertura dos negócios nas principais economias do mundo, com o relaxamento das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de coronavírus, irá impulsionar o crescimento econômico.

Investidores também monitoram hoje a divulgação do relatório de emprego ADP nos Estados Unidos, que mostrou que o país perdeu 2,8 milhões de vagas de empregos em maio. A expectativa mediana dos economistas consultados pela Bloomberg era de uma perda de 9 milhões de vagas na iniciativa privada no período.

Na maior economia do mundo, os protestos após o assassinato de George Floyd, um homem negro, desarmado, pela polícia de Minneapolis, avançam. Ontem, as forças de segurança intensificaram os esforços para tentar conter os protestos, incluindo a adoção de toque de recolher em diversas cidades.

O Segredo das Tesourarias: aprenda como lucrar da mesma forma que os bancos em um curso gratuito do analista e matemático Su Chong Wei