Socorro: hospital de campanha deixa de funcionar como ‘porta aberta’
junho 8, 2020O Hospital de Campanha do município de Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju, terá uma mudança no seu protocolo de atendimento a partir desta terça-feira, 9. Segundo o secretário de Saúde da cidade, Enock Ribeiro, o hospital deixará de atender como porta aberta (disponível para todos os públicos) para receber somente pacientes da Covid-19 regulados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, a exemplo da UPA Jardim e do Hospital José Franco Sobrinho (Zé Franco).
“Quando inauguramos o Hospital nesta última sexta-feira, nosso objetivo foi atender ao máximo alguns pacientes para diminuir a demanda de outras unidades”, relata Enock Ribeiro. Ainda segundo ele, entre sexta-feira, 5, e domingo, 7, cerca de 141 pessoas passaram pelo hospital. “Segundo o boletim da unidade emitido nesta manhã cerca de 14 pessoas permanecem internadas”, ressalta.
De acordo com Enock, a orientação é para que os socorrenses que estejam com sintomas da Covid-19 possam procurar outras unidades de saúde, como a UPA Jardim ou o Hospital Zé Franco, e não mais se deslocar diretamente ao Hospital de Campanha.
Unidade
O hospital conta com 50 leitos, onde 48 leitos são para média complexidade e dois leitos de UTI para estabilização. O valor que foi licitado, que compreende toda a estrutura física, metálica, climatização, equipamentos, gestão, contratação e medicamentos é de R$ 1 milhão e 740 mil reais.
por João Paulo Schneider e Verlane Estácio