SES convoca profissionais credenciados para o combate à Covid-19
fevereiro 2, 2021O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde junho do ano passado, vem recrutando profissionais para atuar nos leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Rede Estadual de Saúde, enquanto durar a pandemia. Atualmente, a SES conta com um quadro de 1.218 profissionais credenciados.
Segundo a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Fabiana Fontes, a abertura de unidades e a ampliação de leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estabilização, em todo o estado, devido à pandemia do novo coronavírus, trouxeram a necessidade de aumento do quadro de profissionais.
“Com a Covid-19, houve a necessidade de ampliação do serviço e, além disso, tivemos um déficit devido ao afastamento de profissionais e, com isso, veio a necessidade de mão de obra específica para essas áreas. Foram contratados médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e biomédicos, entre outros”, disse Fabiana.
Embora o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho tenha sido a unidade a receber mais profissionais através do credenciamento (253 profissionais), Fabiana Fontes destaca a grande importância da modalidade também para as demais unidades. O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), por exemplo, como realiza a análise das amostras para os testes da Covid-19 em Sergipe, precisou aumentar o seu quadro de profissionais para atender a demanda. “Esses profissionais credenciados ( biomédico e técnico de laboratório) foram contratados para ir para o Lacen. Tivemos que ampliar a equipe para dar conta da demanda de testes realizados diariamente”, destaca.
Atualmente, a Secretaria de Saúde realiza a convocação dos profissionais credenciados. Ela é feita por etapa, já que segue o critério de cadastro reserva. Dessa forma, o chamamento está obedecendo à classificação e necessidade.
Quando há a necessidade de novos profissionais são abertas as inscrições através do endereço https://www.saude.se.gov.br/. As convocações dos inscritos são lançadas por meio de listas também neste endereço eletrônico.
Fonte: SES