Sergipe registra primeira morte por dengue em 2025

Sergipe registra primeira morte por dengue em 2025

janeiro 28, 2025 Off Por JJ

Sergipe registra primeira morte por dengue em 2025 (Foto-Freepik)

Sergipe confirmou a primeira morte por dengue neste ano. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, 28, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). De acordo com a SES, a vítima foi uma mulher de 42 anos, moradora do bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju.

Além disso, o órgão informou que há outra morte em investigação para averiguar se também foi causada pela doença.

“É importante que a população continue com os cuidados redobrados para o controle e evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados. Outra medida preventiva é a vacina contra a dengue. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos de idade, e o imunizante, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), deve ser administrado em duas doses, sendo o intervalo de três meses entre as doses”, orienta a pasta da Saúde.

No contexto nacional, o painel de monitoramento do Ministério da Saúde aponta 21 mortes por dengue já registradas em 2025, sendo 14 delas no estado de São Paulo. Especialistas atribuem o aumento de casos ao fenômeno El Niño, que intensifica condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito transmissor.

O cenário epidemiológico em Sergipe, de janeiro até 7 de dezembro de 2024, registrou 1.803 casos confirmados de dengue, 446 de chikungunya e 20 de zika vírus, segundo a SES. Esses dados refletem a presença ativa do mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças no estado.

Sintomas da doença

Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo, além de sintomas específicos. A SES orienta que, ao sentir esses sintomas, a pessoa procure, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação médica.

Como prevenir a dengue

A população pode adotar as seguintes medidas para evitar a propagação do Aedes aegypti:

– Eliminar recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas.

– Manter caixas d’água bem tampadas.

– Limpar ralos e calhas regularmente.

– Utilizar repelentes e mosquiteiros.

As autoridades sanitárias reforçam a importância da colaboração de todos para evitar novos casos e proteger a saúde da população.

por João Paulo Schneider 

A matéria foi atualizada às 11h42 do dia 28.01.2025 para acrescentar informações fornecidas pela SES.