Sergipe ainda não atingiu meta de vacinação contra Influenza
junho 26, 2020Há apenas alguns dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será encerrada na próxima terça-feira, 30, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que Sergipe ainda não atingiu a meta de imunização estipulada, que é de 524 mil doses, tendo aplicado 470 mil doses até o momento, o que representa 89,67% do público-alvo da ação, mesmo com todos os municípios do Estado abastecidos com doses para a vacinação.
O intuito da campanha é imunizar as pessoas que fazem parte do grupo prioritário da ação, contra a gripe, através da vacina que protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil: A (H1N1), A(H3N2) e Influenza B.De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Sândala Teles, a orientação do Ministério da Saúde é o percentual de 90%, porém o cenário ainda não é o ideal como para as Crianças, que estão com 65%; Gestantes, com 59%, puérperas 63% e adultos entre 55 e 59 anos com 63%.
Sobre os demais grupos, a SES informa que o Estado aplicou na população privada de liberdade 4.295 doses, funcionários de presídio 1.500 doses, professores 19.149 doses, caminhoneiros 5.836 doses, transporte coletivo 5.836 doses, trabalhadores portuário 299, pessoas com comorbidade 84.333 doses.
“As coberturas vacinais para os grupos prioritários estão baixas até o momento. Como a campanha encerra na próxima terça- feira, estamos fazendo um chamado para essa população dos grupos prioritários, que é um grupo de risco e que ainda não imunizou, que procure as unidades básicas de saúde de seu município para receber sua vacina. Os municípios têm tomado os devidos cuidados no tocante a aglomeração e criando suas estratégias para busca ativa desse público que não atingiu a meta vacinal”, revela Sândala.
Fonte: SES