Seletiva nacional de atletismo da Gymnasiade 2022 acontece na Unit

Seletiva nacional de atletismo da Gymnasiade 2022 acontece na Unit

março 7, 2022 Off Por JJ

Complexo esportivo da universidade receberá estudantes entre 16 e 18 anos nas seletivas nacionais (Foto: Bruno Nasca)

No mês de março, Aracaju sediará a seletiva nacional para a Gymnasiade 2022, o maior evento esportivo escolar do mundo. Para as competições de atletismo, a Universidade Tiradentes (Unit) abrirá o seu complexo esportivo, no campus Farolândia, para milhares de estudantes de 16 a 18 anos, nos dias 8 e 9.

“Temos a previsão de 600 alunos de todos os estados Brasileiros. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar [CBDE] e servirá como seletiva para formar a seleção Brasileira Escolar que irá representar o Brasil no mundial escolar que acontecerá em maio na França”, explica o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen.

Segundo ele, sediar competições esportivas de grande porte confere destaque a Sergipe, diante de outros estados. “Além disso, oferece aos atletas as condições ideais para suas performances e possibilita que atletas de todos os estados conheçam nosso campus e suas instalações”, disse.

Gymnasiade

A Gymnasiade é um evento poliesportivo mundial que acontece a cada dois anos. Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974, ela é considerada a olimpíada escolar. Como país participante, o Brasil conta com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para organizar a formação da delegação nacional que competirá, por meio de seletivas.

Neste ano, quatro cidades brasileiras receberão as seletivas: Rio Branco, Macapá, Maricá e Aracaju. Na capital sergipana, estarão concentradas o maior número de modalidades, Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa, Judô, Washu, Xadrez e Natação.

Complexo Esportivo

Com condições necessárias para sediar grandes competições, o complexo esportivo da Unit possui estrutura com pista de atletismo com certificação internacional e parque aquático de primeiro mundo, com piscina olímpica e semi-olímpica.

Construída em 1999, a pista de atletismo passou por revitalização e reinauguração em 2018, quando recebeu a certificação de padrão internacional, tornando-se uma referência em competições estaduais, regionais e nacionais. Uma nova reforma foi feita em 2020 para trocar o piso da pista e recuperar pontos de desgaste no material.

Por isso, o local já foi escolhido para diversos eventos, entre eles, a aclimatação de atletas para as olimpíadas Rio 2016, Jogos Universitários Brasileiros, sul-americano escolar e o Circuito Brasil Loterias Caixa, um dos maiores eventos paralímpicos do País.