SE começa distribuição da nova remessa de 47 mil doses de vacinas

SE começa distribuição da nova remessa de 47 mil doses de vacinas

maio 2, 2021 Off Por JJ

Com esse novo lote, Sergipe ampliará a vacinação dos grupos prioritários (Foto: SES)

Na manhã deste sábado, 1º, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição de 47 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 para os 75 municípios sergipanos. Com esse novo lote, Sergipe ampliará a vacinação dos grupos prioritários.

Ainda segundo a SES, conforme pactuado durante reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) e o Conselho dos Secretários Municipal de Saúde, essa nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde será destinada a vacinação de pessoas com 60 anos e mais, para aqueles municípios que ainda não atingiram a totalidade dessa população prioritária. Também ficou decidido que, a partir de segunda-feira (3), deve-se iniciar a vacinação de alguns grupos de pessoas com comorbidade, inseridos nessa primeira fase, que são: pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades de 59 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício Prestação Continuada (BPC) de 59 anos.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, a Secretaria vem seguindo as prioridades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Imunização Covid-19. Ele ainda acrescenta que há necessidade de um ordenamento para iniciar a vacina das pessoas com comorbidade, considerando que as vacinas têm sido enviadas de forma escalonada pelo Ministério da Saúde.

“Tendo em vista que as entregas são gradativas, e considerando que em Sergipe a população incluída nos grupos de comorbidades e deficiências entre 18 e 59 anos está estimada em cerca de 280 mil pessoas, e a estimativa de 28.554 gestantes, é necessário um ordenamento para a execução da vacinação desses grupos. O nosso objetivo é avançar e manter a agilidade no processo de vacinação”,  destaca Marco Aurélio.

Ainda segundo ele, cada município deve organizar no seu território a melhor forma de promover a vacinação desses grupos.

Novo lote

Segundo informe técnico enviado na noite dessa sexta-feira (30), Sergipe receberá, neste fim de semana, uma nova remessa de vacinas contra ac Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde. A previsão é que o Estado receba 66.000 doses de imunizantes da Astrazeneca (Fiocruz) e 3200 imunizantes da Coronavac (Instituto Butantan/Laboratório Sinovac).

Fonte: SES