SE aguarda devolução de dinheiro gasto com respiradores não entregues

SE aguarda devolução de dinheiro gasto com respiradores não entregues

junho 9, 2020 Off Por JJ

SE aguarda dinheiro gasto com respiradores (Foto: Ascom/SES)

O Estado de Sergipe ainda está aguardando a devolução dos recursos gastos com a compra – por meio do Consórcio formado por estados do Nordeste – de 30 respiradores mecânicos para o tratamento da Covid-19.

A empresa contratada, que não cumpriu os prazos contratuais de entrega dos 750 respiradores para os estados do Nordeste, teve o contrato rescindido, e fez a devolução do dinheiro ao Consórcio Nordeste nesta terça-feira, 9. O valor total da compra foi de U$ 7.930.000,00

“A decisão foi informada aos demais governadores e o valor referente a cada Estado já está sendo transferido para as respectivas contas oficiais”, disse em nota o presidente do Consórcio, o governador da Bahia Rui Costa.

A Superintendência de Comunicação do Governo de Sergipe disse que o Estado aguarda a devolução de uma parte do recurso ainda para esta semana e que ainda não tem a confirmação do valor exato.

Relembre o caso

No fim do mês de abril, o governo do Estado anunciou a compra de 30 respiradores (com custo de aproximadamente R$ 154 mil cada) por meio do Consórcio Nordeste. Ainda segundo o Governo, houve pagamento antecipado de R$ 50% do valor com recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Como não houve a entregada dos respiradores, após três prorrogações do prazo, o Consórcio Nordeste decidiu pela rescisão do contrato e estorno dos valores pagos a cada um dos estado do Nordeste.

Por Verlane Estácio