Fomentar o desenvolvimento da saúde coletiva por meio da publicação científica resultante de ações e pesquisas de relevância, e correlação com o campo da saúde. Essa é a missão da Revista Sergipana de Saúde Pública, cujo lançamento será realizado na próxima quarta-feira, 09, pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com versão impressa e digital, a produção tem como foco tornar-se espaço de atualização constante para os profissionais do SUS, que operam e estudam o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em todo país, além de ser um instrumento significativo de divulgação da produção técnico-científica. O evento acontecerá às 18h, no Museu da Gente Sergipana.
Segundo a diretora, a coordenação de Gestão Editorial/Funesa (equipe responsável pelo projeto), e demais pessoas que fazem parte da revista estão muito felizes de viabilizarem mais avanço para o SUS Sergipe. “Nossa revista sergipana traz a nossa cara e a possibilidade desses trabalhadores/profissionais de publicarem um pouco das suas experiências do dia a dia. É mais um marco de fortalecimento da Escola, mais um marco de fortalecimento da Funesa e, consequentemente, mais um marco histórico para o SUS Sergipe”, ressalta Lavínia.
Linha editorial
O periódico adota linha editorial com escopo direcionado à compreensão das diversas interfaces do campo da saúde pública e se propõe a divulgar pesquisas dos mais variados temas dessa área do conhecimento, com a publicação de artigos atuais e inéditos de autores brasileiros. Trata-se de produção semestral revisada por pares, com artigos originais, artigos de revisão e descrição de experiências.
A RSSP conta com um Conselho Editorial composto de professores da ESP e de outras instituições de ensino do país e internacionais. Técnicos renomados do SUS e da própria instituição SES Sergipe; editora-chefe; editora assistente; e uma equipe de editores associados responsáveis pelos conteúdos publicados e pelo respaldo técnico; os membros pareceristas, especialistas em vários campos da saúde pública, que participam das avaliações por pares.
Submissão de trabalhos