Apesar de a maioria dos municípios de Sergipe terem proibido a venda e queimas de fogos, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou neste São João a entrada de pessoas vítimas de queimaduras. Foram quatro pessoas em apenas 24h,
Segundo a Assessoria de Comunicação do Huse, três vítimas de queimadura são de Aracaju e uma do município de Carira. Ainda segundo a assessoria, destas pessoas, uma segue internada porque teve um grave ferimento na mão após soltar “espadas”.
Proibição do comércio de fogos
De acordo com a Prefeitura de Aracaju e o Corpo de Bombeiros, nenhum comerciante está autorizado a vender fogos nesse período junino. Caso descumpram a determinação, esses comerciantes podem ser penalizados com advertências, apreensão do material e sanções administrativas.
A Prefeitura de Aracaju está realizando fiscalizações para coibir a vendas desses materiais. A preocupação é que fogos e fogueiras, por exemplo, aumentem o número de pessoas que precisem de atendimento médico nas unidades de saúde, seja por crises respiratórias, provocadas pelas fumaças, ou até por queimaduras, que exigiria leitos e insumos médicos – recursos essenciais para as vítimas da Covid-19.
por João Paulo Schneider e Verlane Estácio