Samu oferece atendimento especializado para pacientes psiquiátricos
julho 19, 2024Com o objetivo de prestar um serviço humanizado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolveu o Núcleo da Saúde Mental (Nusam) para atender pacientes com transtornos mentais ou em situação de vulnerabilidade social.
A necessidade de assistência especializada foi identificada pela Central de Regulação de Urgências (CRU), ao observar que as demandas de atendimento a pacientes psiquiátricos é a 3ª maior causa de ocorrências atendidas no serviço.
O Nusam conta com uma equipe multidisciplinar, composta por uma psicóloga, um assistente social, duas enfermeiras e duas médicas psiquiatras, a fim de prestar uma escuta qualificada para pacientes. Ao realizar o chamado, a pessoa é atendida pelo telefonista auxiliar da regulação médica que colhe as informações iniciais e transfere para o médico regulador. Este analisa a solicitação e caso haja risco de vida ao paciente ou a terceiros ele aciona uma viatura. Caso não tenha risco de vida , essa ligação é transferida para o Nusam, onde o assistente social ou psicólogo fará uma escuta minuciosa, acolhendo o usuário.
“Após a escuta qualificada pelo assistente social ou pelo psicólogo, caso haja a necessidade de envio de viatura, o médico, que é o definidor dessa ocorrência, vai demandar qual recurso necessário para aquele paciente, seja encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), uma unidade de saúde ou a urgência mental. Após esse atendimento, o paciente é acompanhado pelo monitoramento do nosso serviço por até 72 horas, onde faremos duas ligações para a família do paciente para saber se ele está fazendo uso das medicações, se está em acompanhamento no Caps, isso faz com que trabalhemos de forma mais humanizada”, explicou a coordenadora do Nusam, Andréa Bastos.
De acordo com a psicóloga do Samu 192 Sergipe, Mariluci Gomes, o Nusam é uma revolução no que se refere ao acolher e cuidar, pois é primordial que os pacientes sejam atendidos por um profissional relacionado com a saúde mental.
“O psicólogo possui a função de prestar um apoio na sala de regulação, oferecendo aos pacientes uma escuta qualificada ou até mesmo ajudando na inserção na rede de atenção psicossocial, pensando no paciente como um indivíduo, como um ser humano, e não apenas como um objeto que precisa ser encaminhado para algum lugar”, ressaltou a psicóloga.
Fonte: Governo de Sergipe