
Saiba como lidar com a ressaca pós-réveillon
janeiro 6, 2025
Brindar no réveillon é um ritual antigo e, para muitos, o dia 1º de janeiro também é seguido da temida ‘ressaca’. Após uma noite de farra e bebida, o dia seguinte a comemoração pode se tornar um pesadelo. Mãos trêmula, cabeça latejando, além de tontura, vômito e sede são alguns dos sintomas da tão indesejada “ressaca”.
O primeiro passo para curar a ressaca é hidratar-se bem, conforme explica o estudante de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, Danyllo Dias. De acordo com ele, alguns alimentos e combinações podem acelerar nesse processo. “É primordial durante a ressaca você aumentar o consumo de água, como também de alguns líquidos, como água de coco e sucos da sua preferência. Você também pode usar a sua criatividade, por exemplo, um suco de abacaxi com hortelã ou um suco de laranja com acerola, algo que você vai repor não só a água no seu corpo, como também os nutrientes”, detalha.

Além disso, Danyllo Dias destaca alguns alimentos que podem ajudar o organismo. “Quando falamos em reposição dos nutrientes, logo podemos fazer o consumo de arroz branco, torradas, pães, sopas e cremes, algo que não sobrecarrega o seu fígado, do qual já está muito afetado por conta do álcool. Também vale evitar preparações muito elaboradas e gordurosas, sendo mais fácil de você curar a ressaca depois desse ano novo. “ disse.
Se a pessoa apresentar sintomas mais pesados da ressaca como tontura, náusea e vômito, ingerir frutas também pode ser uma boa opção para manter o corpo hidratado. “Vale utilizar os isotônicos que vão repor não só a água que está dentro do nosso corpo, mas também consumir mais frutas durante esse período, tipo a pessoa pode comer o abacaxi, melancia e o melão, que vão auxiliar de um modo mais fácil a repor água e os nutrientes no corpo”, diz o estudante Danyllo Dias.
Descanso
Além da ingestão de água, frutas e alimentos, uma das alternativas para amenizar a ressaca é o descanso para revigorar a energia do corpo. “Vale ressaltar também, quando falamos agora em descanso é necessário fazer o repouso durante essa ressaca, como forma de você não se desidratar mais ainda e ter um sono adequado como forma de trazer essa melhoria durante a ressaca”, diz Danyllo Dias.
por Marina de Sena e Aisla Vasconcelos