Projeto realiza concurso de português e matemática no Santa Maria
setembro 21, 2022O projeto “Concurso Criança Todos os Dias na Escola” será realizado no dia 8 de outubro, às 8h, no Centro de Excelência Vitória de Santana Maria. Os participantes são crianças, do 5º ano de escolas particulares e públicas, moradoras do bairro Santa Maria e 17 de Março.
De acordo com o idealizador do projeto, o professor Fernando Leite, mais de 400 crianças foram inscritas no concurso e estarão concorrendo a diversas premiações como bolsa de estudo, bicicletas e uma poupança.
O professor conta que as provas aplicadas serão de português e matemática e será a mesma para todos os alunos. No entanto, a premiação deverá ser dividida da seguinte forma:
Alunos de escola pública
1º lugar: Bolsa de Estudos no Colégio Jardins para o 6º ano
2º, 3º e 4º lugar: Bicicleta
5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º: Poupança
Alunos de escola particular
1º lugar: Bicicleta
2º, 3º e 4º lugar: Poupança
Segundo Fernando todos os inscritos ganharão materiais escolares para ajudar em seu desenvolvimento escolar. Ele explica ainda que as inscrições para o concurso foi feita através de visitas às escolas. “Nós visitamos 22 escolas públicas e particulares. Tem crianças que moram no bairro Santa Maria e 17 de março. Visitamos 50 salas de aulas pessoalmente, fomos até lá e temos as inscrições”, explica Fernando.
Fernando conta que esse projeto é realizado por eles, junto com amigos e parceiros, há mais de 10 anos. “Nós estamos vivendo um quadro de analfabetismo enorme diante da pandemia. Alunos com 8 ou 9 anos são analfabetos, não conseguem ler. E as escolas não estão preparadas, não se prepararam pra o retorno e não vai ser fácil recuperar esses alunos. Com essa prova feita, vamos ter um retrato da comunidade. A comunidade melhorou muito a educação antes da pandemia, vinha melhorando, mas com a pandemia a queda grande. Já não estava bom ficou pior ainda”, afirma.
No dia da prova, todos os participantes do concurso devem levar lápis, caneta, borracha e RG ou Certidão de Nascimento.
Por Luana Maria e Verlane Estácio