Projeto Inclusão pela Arte estará em Carmópolis no dia 17

Projeto Inclusão pela Arte estará em Carmópolis no dia 17

novembro 14, 2022 Off Por JJ

O objetivo é promover a inclusão de forma integral, por meio do conhecimento e da arte (Foto: SEIAS)

A Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) tem realizado, por meio do Projeto Inclusão pela Arte, a implantação de oficinas de pintura artística em seus equipamentos de atendimento ao público.

O objetivo é promover a inclusão de forma integral, por meio do conhecimento e da arte. Na próxima quinta-feira, 17, o Projeto Inclusão pela Arte estará fazendo mais uma ação, desta vez no Abrigo de Carmópolis.

Para a secretária de Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes Rodrigues, a arte da pintura como instrumento de inclusão social, bem como o estímulo artístico, além de revelar talentos promove a interação social e desperta motivações criativas de memórias e significados. “Uma das ações do Projeto foi realizada no mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, com oficina de pintura em aquarela para crianças e adolescentes do Abrigo Estadual de Frei Paulo. Além de participarem da oficina, as crianças foram presenteadas com kits de pintura artística”, informa a secretária.

Segundo o coordenador de Artes da SEIAS, o artista plástico Eduardo Fabiāo, inicialmente as atividades do Projeto estão sendo implantadas no Restaurante Popular Padre Pedro, equipamento público de segurança alimentar e nutricional mantido pela Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social, situado no Centro da capital sergipana, expandindo posteriormente para outros equipamentos públicos de assistência vinculados a esta Secretaria. “A proposta em apresentar uma metodologia simples e eficaz visa atrair, sem ações complexas, especialmente as comunidades de regiões da capital e interior sergipano necessitadas de oportunidades, prioritariamente aquelas que não possuam uma atividade laboral, ou disponham de tempo que não esteja sendo aproveitado com atividades criativas, sem excluir qualquer outra que se sinta atraída por esta atividade”, revela o artista plástico.

Credenciamento

Dentre as consequências positivas desse trabalho realizado pelo Projeto Inclusão pela Arte, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social estará lançando o credenciamento para outros artistas, como uma forma de oportunizar a realização de oficinas em diversas áreas, em colaboração para a inclusão da população em situação de vulnerabilidade.