Programa Estudante Monitor tem vagas remanescentes em aberto
fevereiro 11, 2023O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançou nesta sexta-feira, 10, o edital para preenchimento de vagas remanescentes do programa de Monitoria Estudantil para a Educação Básica (Estudante Monitor).
Dividido em dois eixos, Monitoria em Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte Escolar, o programa tem o objetivo de promover o engajamento do aluno com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, com a finalidade de combater a evasão e de potencializar o desempenho da Rede Pública Estadual de Ensino.
“Nesta edição de 2023, as escolas que aderiram ao programa no ano passado e que possuem estudantes monitores já selecionados pelos editais 19 e 20/2022 deverão realizar suas seleções internas para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não estão ocupadas, e considerarão para o resultado final a soma dos estudantes monitores que optaram por permanecer e que atendem aos critérios do programa, com os novos monitores selecionados. Já para as escolas que aderirem pela primeira vez em 2023 a seleção interna se dará com a finalidade de preencher o total de vagas destinadas a ela, de acordo com o regramento estabelecido no edital”, explica a técnica da Seduc Danielle Virginie.
Dentre os requisitos presentes no edital, o aluno precisa estar matriculado na rede estadual de ensino no 9º ano do Ensino Fundamental, ou na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, ou módulos e etapas das modalidades Educação Profissional e Tecnológica – EPT e Educação de Jovens e Adultos – EJA; não possuir vínculo empregatício ou qualquer vínculo de estágio; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros.
As vagas remanescentes serão distribuídas por Diretoria de Educação, mediante análise e autorização do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). O estudante selecionado receberá mensalmente um valor de R$ 439,00 (auxílio transporte + bolsa). O tempo de duração do recebimento da bolsa se inicia por ocasião da assinatura do contrato e finaliza na data de término do ano letivo da instituição educacional onde é desenvolvida a monitoria. As instituições de ensino poderão indicar, por livre adesão, um docente para atuar como professor orientador de monitoria, para orientar os estudantes monitores quanto à rotina específica de atividades do programa, podendo atuar, também, no estímulo do monitor à participação em feiras, olimpíadas científicas e do conhecimento e demais eventos científicos, bem como em Jogos da Primavera.
Na opinião do secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o programa Estudante Monitor fomenta o protagonismo dos jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, dando oportunidades para que eles desenvolvam habilidades comportamentais, socioemocionais, colaborando com uma formação integral. “Também promove as experiências de liderança, o desenvolvimento técnico, ético, a responsabilidade social e a formação cidadã. Ele se sente parte integrante do processo de ensino e fortalece o sentimento de pertencimento com a escola pública e a comunidade escolar”, afirmou o gestor.
De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliana Passos, a monitoria ressignifica o papel do estudante na escola e sua relação com a comunidade escolar. “Na condição de mediador, não só no processo ensino-aprendizagem, mas também na melhoria do clima escolar, os monitores têm modificado a rotina das escolas públicas estaduais e isto foi perceptível em apenas um semestre de implementação do programa”, relatou.
Fonte: Governo de Sergipe