Programa Estudante Monitor tem vagas remanescentes em aberto

Programa Estudante Monitor tem vagas remanescentes em aberto

fevereiro 11, 2023 Off Por JJ

Programa Estudante Monitor tem vagas remanescentes em aberto (Foto: Governo de Sergipe)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançou nesta sexta-feira, 10, o edital para preenchimento de vagas remanescentes do programa de Monitoria Estudantil para a Educação Básica (Estudante Monitor).

Dividido em dois eixos, Monitoria em Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte Escolar, o programa tem o objetivo de promover o engajamento do aluno com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, com a finalidade de combater a evasão e de potencializar o desempenho da Rede Pública Estadual de Ensino.

“Nesta edição de 2023, as escolas que aderiram ao programa no ano passado e que possuem estudantes monitores já selecionados pelos editais 19 e 20/2022 deverão realizar suas seleções internas para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não estão ocupadas, e considerarão para o resultado final a soma dos estudantes monitores que optaram por permanecer e que atendem aos critérios do programa, com os novos monitores selecionados. Já para as escolas que aderirem pela primeira vez em 2023 a seleção interna se dará com a finalidade de preencher o total de vagas destinadas a ela, de acordo com o regramento estabelecido no edital”, explica a técnica da Seduc Danielle Virginie.

Dentre os requisitos presentes no edital, o aluno precisa estar matriculado na rede estadual de ensino no 9º ano do Ensino Fundamental, ou na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, ou módulos e etapas das modalidades Educação Profissional e Tecnológica – EPT e Educação de Jovens e Adultos – EJA; não possuir vínculo empregatício ou qualquer vínculo de estágio; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros.

As vagas remanescentes serão distribuídas por Diretoria de Educação, mediante análise e autorização do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). O estudante selecionado receberá mensalmente um valor de R$ 439,00 (auxílio transporte + bolsa). O tempo de duração do recebimento da bolsa se inicia por ocasião da assinatura do contrato e finaliza na data de término do ano letivo da instituição educacional onde é desenvolvida a monitoria. As instituições de ensino poderão indicar, por livre adesão, um docente para atuar como professor orientador de monitoria, para orientar os estudantes monitores quanto à rotina específica de atividades do programa, podendo atuar, também, no estímulo do monitor à participação em feiras, olimpíadas científicas e do conhecimento e demais eventos científicos, bem como em Jogos da Primavera.

Na opinião do secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o programa Estudante Monitor fomenta o protagonismo dos jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, dando oportunidades para que eles desenvolvam habilidades comportamentais, socioemocionais, colaborando com uma formação integral. “Também promove as experiências de liderança, o desenvolvimento técnico, ético, a responsabilidade social e a formação cidadã. Ele se sente parte integrante do processo de ensino e fortalece o sentimento de pertencimento com a escola pública e a comunidade escolar”, afirmou o gestor.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliana Passos, a monitoria ressignifica o papel do estudante na escola e sua relação com a comunidade escolar. “Na condição de mediador, não só no processo ensino-aprendizagem, mas também na melhoria do clima escolar, os monitores têm modificado a rotina das escolas públicas estaduais e isto foi perceptível em apenas um semestre de implementação do programa”, relatou.

Fonte: Governo de Sergipe