Professores iniciam vigília na Alese contra reajuste salarial de 2,5%

Professores iniciam vigília na Alese contra reajuste salarial de 2,5%

maio 3, 2023 Off Por JJ

Em assembleia, os professores reprovaram o aumento proposto pelo Governo de Sergipe (Foto: Sintese)

Professores que integram a rede estadual de ensino iniciaram na manhã desta terça-feira, 2, um agenda de manifestação contra a proposta de reajuste salarial do Governo de Sergipe. Uma das principais medidas é a realização de uma vigília na sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para pressionar os deputados estaduais a não votarem no projeto de lei que concede o reajuste de 2,5% a categoria.

De acordo com o Sindicato dos Professores (Sintese), a vigília será realizada entre hoje e sexta-feira, 5. “A nossa ideia é estabelecer um diálogo com os deputados e pedir que eles não votem esse projeto completamente rebaixado, que não valoriza os professores. O que nós queremos é a valorização da categoria através de um plano de carreira”, diz o presidente do Sintese, Roberto Silva.

Ainda segundo o sindicalista, as aulas da rede estadual estarão paralisadas até sexta em sinal de protesto contra o aumento salarial de 2,5% apresentado pela administração estadual. “O Governo vinha demonstrando interesse em recuperar a carreira do magistério. Mas fomos surpreendidos com esse projeto que só concede um reajuste muito baixo e nada diz sobre a valorização da categoria. Precisamos contar com o apoio dos deputados para impedir que esse projeto da humilhação vá adiante”, afirma.

Governo

De acordo com o Governo do Estado, essa proposta do Executivo contempla um reajuste linear para o magistério de 2,5% e, também, o compromisso de no próximo ano retomar as discussões sobre a carreira dos professores, bem como manter abertas as negociações com a classe.

“Vale ressaltar que, além de Sergipe, apenas outros nove estados no Brasil concederão reajuste em 2023. O estado já fornece remuneração base de R$ 4.451,14 aos professores, valor superior ao piso nacional de 2023, definido em R$ 4.420,55, tornando-se, também, um dos estados que já pagam aos professores da rede estadual de ensino salário superior ao piso salarial nacional da categoria”, diz a administração estadual.

Ainda em relação à temática, o governador Fábio Mitidieri garantiu que foi feito um esforço econômico para seguir com a valorização dos profissionais da administração pública. “A gente está fazendo esse esforço em nome de todos os servidores sergipanos que merecem, e é justo”, pontuou.

por João Paulo Schneider