Professores e alunos protestam contra fechamento de escola
dezembro 16, 2022Professores e estudantes realizaram uma manifestação em frente a Escola Ação Social São Lourenço, localizada no bairro Farolândia, na manhã desta sexta-feira. 16. O objetivo do ato é contra o fechamento da instituição.
A escola anunciou que teria que encerrar as atividades, após o proprietário do local exigir a devolução do prédio, já que o imóvel funcionava em contrato de comodato [empréstimo para uso] e atendia estudantes do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano.
De acordo com o professor da escola e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), Carlos Castro Júnior, o corpo docente da escola busca por respostas sobre a solução do problema já que os estudantes não sabem para onde ir.
“O que revolta é que durante muitos e muitos anos, o prédio vinha funcionando dessa forma e o estado não tomou uma providência. O proprietário pediu o prédio de volta com uma boa antecedência, há um ano ele já tinha solicitado o prédio de volta. Não foi feito nada durante esse tempo e deixou chegar a esse ponto. Nossa grande preocupação é para onde vão todos os alunos que estão matriculados lá. A situação é complexa e a gente fica preocupado com os estudantes”, lamenta o professor
Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura torna pública a decisão do presidente da Ação Social São Lourenço, quanto ao encerramento das atividades educacionais. A Escola São Lourenço atende a estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º Ano -, com uma matricula de 268 estudantes, distribuídos em nove turmas.
A Diretoria de Educação de Aracaju – DEA vem dialogando com a comunidade escolar e o Sintese para a efetivação das relotações dos professores e servidores, já que funcionava em regime de comodato. Em articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju para a matrícula 2023, a Seduc e a DEA reafirmam o compromisso na oferta da Educação Pública e garante a matrícula de todos os estudantes da Escola São Lourenço, que de acordo com o endereço de residência serão matriculados na Escola Estadual Wolney Leal Melo, na Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins e no Colégio Estadual Jugurta Barreto de Lima
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos