Professores do município de Pirambu questionam corte no salário

Professores do município de Pirambu questionam corte no salário

junho 12, 2020 Off Por JJ

(Foto: facebook Governo Municipal de Pirambu)

A pendência salarial referente ao mês de maio e o 1/6 de férias vencidas dos professores, no município de Pirambu, foram quitadas na última quarta-feira, 10. A situação foi reportada pelo Portal Infonet. O pagamento dos débitos, no entanto, voltaram ser um ponto de reivindicação da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), o salário da categoria foi depositado sem o bônus de regência, um sequestro criticado pelos professores.

A gratificação de regência é um benefício de 16% em cima dos vencimentos de cada professor, para cada um daqueles que estão em plena atividade nas salas de aulas ou em unidades de ensino do município. Mesmo com as aulas paralisadas, em função da pandemia da Covid-19, os professores defendem o direito ao benefício. “Essa é uma gratificação que sempre é mantida em períodos de férias, em casos de afastamento do professor, e até após a aposentadoria. Então por que cortar agora?”, questiona a professora aposentada Maria Auxiliadora, que representa o Sintese na região do Vale do Cotinguiba.

A professora que represente o Sintese na região disse que os profissionais do magistério receberam a informação do corte no salário com surpresa. Por equivaler 16% do salário, para muitos, o impacto foi grande. A categoria pretende ter mais esclarecimentos da Prefeitura sobre o assunto.

Nossa reportagem encaminhou pedido de posicionamento à Secretaria de Comunicação de Pirambu, mas não tivemos resposta até a publicação desta matéria. Nossa reportagem permanece à disposição, por meio do telefone (079) 99642-9640 ou e-mail jornalismo@infonet.com.

Por Ícaro Novaes