Procon-SP notifica aplicativos de entrega sobre higiene e segurança nas entregas durante a pandemia
janeiro 28, 2021SÃO PAULO – O Procon de São Paulo, entidade de defesa dos direitos do consumidor, notificou as empresas iFood, Loggi, Rappi e Uber Eats. Os aplicativos de entrega deverão explicar as medidas que estão adotando para garantir higiene e segurança em seus serviços de delivery durante a pandemia de Covid-19.
Segundo nota do Procon/SP, consumidores têm denunciado condutas irregulares por parte dos entregadores como, por exemplo, não usar ou usar incorretamente a máscara e não higienizar máquinas de pagamento por cartão. As empresas têm até o dia 2 para prestar esclarecimentos.
Os apps de entrega deverão comprovar que oferecem treinamento aos seus entregadores e os materiais de segurança e higienização necessários, como álcool em gel e máscaras.
As empresas também deverão informar quais canais de atendimento são oferecidos para esse tipo de denúncia, e quais as providências adotadas quando os relatos são recebidos.
Além de informações sobre medidas sanitárias, o Procon-SP também pede que as empresas informem em suas respostas o número de funcionários que fazem as entregas, a tabela de preços de seus serviços, como esses valores são apresentados ao consumidor, as formas de pagamento oferecidas e o momento em que o pagamento é efetivado (ao fazer o pedido ou na hora da entrega).
“O objetivo, em primeiro lugar, é preservar a saúde do consumidor, assegurando que as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 estão sendo tomadas. Quanto aos pagamentos, em razão de golpes aplicados, é preciso que as empresas informem sobre a política praticada a fim de garantir a segurança das pessoas contra esse tipo de ação”, afirmou na nota Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
O InfoMoney entrou em contato com iFood, Loggi, Rappi e Uber Eats, mas ainda não obteve retornos.
Quer ser trader e tem medo de começar? O InfoMoney te ajuda a chegar lá: participe do Full Trader, o maior projeto de formação de traders do Brasil e se torne um faixa preta em 3 meses – inscreva-se de graça!