Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes renuncia ao cargo
julho 24, 2020SÃO PAULO – O Banco do Brasil (BBAS3) informou na noite desta sexta-feira (24) que o presidente da instituição, Rubem de Freitas Novaes, pediu renúncia do cargo.
Em fato relevante entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco informou que Novaes entregou seu pedido de renúncia ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
O documento não explica os motivos e diz apenas que o pedido se deu “entendendo que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.
A saída de Novaes terá efeito em agosto, em data ainda a ser definida e que será comunicada ao mercado.
“Sendo aceita a renúncia pelo Presidente da República, a indicação do novo presidente do BB deverá acontecer na forma do artigo 24, inciso I do Estatuto Social do BB”, completa o fato relevante.
De acordo com um operador que não quis se identificar, a notícia foi totalmente surpreendente, ainda mais pelo momento da saída do CEO, às vésperas do resultado do segundo trimestre (que sai dia 6 de agosto antes da abertura do mercado) e em um momento de crise por conta da pandemia do coronavírus.
Com isso, a expectativa é de queda para as ações no pregão da próxima segunda-feira (27).
Segundo ele, a saída é ainda mais surpreendente levando em conta o fato de que Novaes não estava demonstrando insatisfação com os rumos tomados pela instituição financeira, o que pode levar a diversas especulações sobre os motivos para a sua saída, como tentativa de interferência.
“O banco já é negociado com desconto por conta desse risco; a saída repentina eleva essa percepção”, avalia o operador.
Aprenda a identificar as ações com maior potencial de valorização: assista à série gratuita Stock Picking – A Habilidade mais Valiosa do Mercado