Prefeitura mantém realização de mutirão e aplicação de fumacê costal

Prefeitura mantém realização de mutirão e aplicação de fumacê costal

dezembro 7, 2024 Off Por JJ

Neste sábado, 7, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará um novo mutirão de combate ao mosquito

Entre as diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju para controlar a infestação de Aedes aegypti, os mutirões realizados aos sábados e a aplicação de fumacê costal durante a semana são importantes ferramentas para ampliar a conscientização da população.

Neste sábado, 7, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará um novo mutirão de combate ao mosquito em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ação que contemplará o bairro 13 de Julho e terá como ponto de partida o Ginásio Constâncio Vieira.

De acordo com o gerente do Programa de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, os mutirões são realizados estrategicamente aos sábados, dia em que os moradores estão mais em casa, por conta de folga do trabalho e com isso podem receber os agentes de endemias para que acessem o interior das residências e orientem sobre como impedir a proliferação do mosquito.

“Os índices de infestação dos bairros, os casos notificados e o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa são indicativos para escolhermos as áreas e os bairros que precisam ser intensificadas com ações. No mutirão, os agentes de endemias entram de casa em casa, verificam a parte interna e externa, vão até o quintal, acompanhados do morador, observam qualquer depósito que contenha água e orienta o morador, mostrando os riscos e a importância de estar fazendo a limpeza destes depósitos, pelo menos uma vez por semana”, destaca o gerente.

Segundo Jeferson, as estratégias realizadas pela SMS na busca de mais saúde pública não diminuem a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa e deve adotar cuidados preventivos à proliferação do mosquito.

“É fundamental a cooperação da população no sentido de receber e abrir as portas para os agentes, e também de manter uma rotina de manutenção nos locais de potencial infestação, como os depósitos de água ao nível do solo, como lavanderias e toneis, ou mesmo pneus e vasos de plantas. O mosquito se desenvolve, principalmente, em locais com água parada e limpa. Então, é necessário que a população redobre a atenção e evite que a água fique parada porque ali pode se tornar um possível criadouro, e um foco de mosquito”, ressalta.

Fumacê Costal

A SMS também realiza semanalmente a aplicação do fumacê costal, cuja programação vai de segunda-feira, dia 9, até a quinta, dia 12. Na próxima segunda-feira o serviço chega ao bairro Jabotiana; na terça, dia 10, ao bairro São Conrado; na quarta-feira, dia 11, o fumacê vai passar pelo bairro Soledade; e na quinta, dia 12, para finalizar a programação da semana, contempla bairro Santa Maria.

“A aplicação do fumacê é feita por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. Para garantir a eficácia é necessário que as portas e janelas das casas estejam abertas, para que o inseticida possa circular. É essencial lembrar que essa é uma das formas de combate do mosquito adulto, portanto, todos os outros cuidados devem ser feitos com o auxílio da população, ou seja, evitar água parada, manter quintais e terrenos limpos, fiscalizar suas residências para evitar o surgimento de mosquitos”, completa Jeferson.

Fonte: PMA