Prefeitura desenvolve programação em shopping durante o Novembro Azul
novembro 17, 2024Durante a campanha do Novembro Azul que, neste ano, traz o tema “Masculinidade é se cuidar”, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará nos dias 18, 19, 21 e 22, no Shopping Jardins, das 10h às 17h, uma ação com serviços de saúde para os homens e pessoas trans.
Serão ofertados serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar; atendimento ao público tabagista, com orientações e agendamento de consulta para o Programa de Tabagismo, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, e vacinação, além de exposição de banner com informações a respeito do câncer de próstata.
Para participar, basta comparecer ao Shopping Jardins portando RG, CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina. Conforme a referência técnica do Programa Saúde do Homem, Isabela França, as ações intensificadas este mês são realizadas durante todo o ano, e a oferta dos exames preventivos no shopping visa facilitar o acesso à saúde.
“A prevenção é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura, daí a importância da descentralização da oferta de serviços em saúde, pois ainda há muitas pessoas que acabam descuidando da prevenção. Culturalmente, muitos homens, por vergonha ou preconceito, não assumem que precisam de cuidados. Em sua maioria, só buscam os serviços de saúde quando já estão adoecidos”, destaca a referência.
Dados anuais e exame preventivo
Levantamento da SMS realizado neste ano mostra que 667.306 pessoas procuraram atendimentos na rede municipal de saúde, sendo 461.877 mulheres (69,22%) e 205.429 homens (30,78%). “Para tanto, é preciso reforçar a necessidade de maior atenção à saúde por parte dos homens. A saúde das pessoas com genitália masculina envolve cinco eixos prioritários, que são: acesso e acolhimento; acidentes e violência; paternidade e cuidado; saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina, encaminhando o público participante para o tratamento. A indicação é que o exame preventivo para detecção do câncer de próstata, por exemplo, seja realizado quando houver a presença de sinais e sintomas, e sempre depois da avaliação médica para indicação do exame”, completa Isabela.
Fonte: SMS