Prefeitura de São Paulo autoriza volta às aulas em novembro, mas apenas para alunos do Ensino Médio
outubro 22, 2020
SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai autorizar o retorno dos alunos do Ensino Médio às escolas a partir do dia 3 de novembro. Mas a volta às aulas presenciais para os estudantes dos ensinos Fundamental e Infantil será decidida apenas no dia 17 de novembro.
A decisão envolve alunos de escolas públicas e privadas e as escolas que retomarem as atividades devem seguir as medidas sanitárias já definidas previamente pela prefeitura.
Segundo a prefeitura, a decisão de permitir apenas o retorno de alunos do Ensino Médio foi motivada pelo resultado de um novo inquérito sorológico que mostrou que 70% dos estudantes que testaram positivo para Covid-19 estavam assintomáticos, além de 7% dos professores.
Além disso, a prefeitura também disse que houve baixa adesão ao censo escolar, iniciado em 1° de outubro, que busca identificar qual parcela da comunidade escolar já contraiu o coronavírus. Apenas 65.400 alunos e professores da rede municipal foram testados de forma voluntária – dos quais 13,2% já contraíram a Covid -, mas o objetivo é testar 779 mil.
O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse que, a despeito dos dados mencionados, o retorno dos alunos do Ensino Médio foi permitido porque a maioria deles já tem descontinuado as medidas de quarentena. “A faixa etária do ensino médio, de 14 a 19 anos, já é uma população que está circulando na cidade”, argumentou. “Por isso, não teria tanto impacto na transmissibilidade de novos casos no município.”
Segundo o prefeito Bruno Covas, os alunos do Ensino Médio serão submetidos a uma prova, para aferir o conteúdo assimilado durante o período de aulas remotas. “Vamos chamar para dentro da sala de aula apenas os professores que já estão imunizados, de acordo com censo”, acrescentou.
Covas ressaltou também que, como 25% dos alunos declararam conviver com idosos, a decisão de voltar ou não às salas de aula – entre os alunos que já poderão retornar em novembro – será dos próprios estudantes, junto aos pais e responsáveis.
De acordo com boletim epidemiológico dessa quarta-feira (21), a capital paulista já soma 352.953 casos confirmados de covid-19. Além disso, 13.358 pacientes infectados pelo novo coronavírus morreram e 462.961 casos estão sob investigação.
(Com Agência Brasil)
Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:[/newsletter-signup