Prefeitura de São Paulo autoriza volta às aulas em novembro, mas apenas para alunos do Ensino Médio

Prefeitura de São Paulo autoriza volta às aulas em novembro, mas apenas para alunos do Ensino Médio

outubro 22, 2020 Off Por JJ

Escola, sala de aula
Escola, sala de aula

SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai autorizar o retorno dos alunos do Ensino Médio às escolas a partir do dia 3 de novembro. Mas a volta às aulas presenciais para os estudantes dos ensinos Fundamental e Infantil será decidida apenas no dia 17 de novembro.

A decisão envolve alunos de escolas públicas e privadas e as escolas que retomarem as atividades devem seguir as medidas sanitárias já definidas previamente pela prefeitura.

Segundo a prefeitura, a decisão de permitir apenas o retorno de alunos do Ensino Médio foi motivada pelo resultado de um novo inquérito sorológico que mostrou que 70% dos estudantes que testaram positivo para Covid-19 estavam assintomáticos, além de 7% dos professores.

Além disso, a prefeitura também disse que houve baixa adesão ao censo escolar, iniciado em 1° de outubro, que busca identificar qual parcela da comunidade escolar já contraiu o coronavírus. Apenas 65.400 alunos e professores da rede municipal foram testados de forma voluntária – dos quais 13,2% já contraíram a Covid -, mas o objetivo é testar 779 mil.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disse que, a despeito dos dados mencionados, o retorno dos alunos do Ensino Médio foi permitido porque a maioria deles já tem descontinuado as medidas de quarentena. “A faixa etária do ensino médio, de 14 a 19 anos, já é uma população que está circulando na cidade”, argumentou. “Por isso, não teria tanto impacto na transmissibilidade de novos casos no município.”

Segundo o prefeito Bruno Covas, os alunos do Ensino Médio serão submetidos a uma prova, para aferir o conteúdo assimilado durante o período de aulas remotas. “Vamos chamar para dentro da sala de aula apenas os professores que já estão imunizados, de acordo com censo”, acrescentou.

Covas ressaltou também que, como 25% dos alunos declararam conviver com idosos, a decisão de voltar ou não às salas de aula – entre os alunos que já poderão retornar em novembro – será dos próprios estudantes, junto aos pais e responsáveis.

De acordo com boletim epidemiológico dessa quarta-feira (21), a capital paulista já soma 352.953 casos confirmados de covid-19. Além disso, 13.358 pacientes infectados pelo novo coronavírus morreram e 462.961 casos estão sob investigação.

(Com Agência Brasil)

Newsletter InfoMoney Receba as notícias mais relevantes do mercado no seu email.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:[/newsletter-signup