Prefeitura de Aracaju retoma consultas presencias com psicólogos

Prefeitura de Aracaju retoma consultas presencias com psicólogos

agosto 28, 2020 Off Por JJ

No entanto, nesse período, os pacientes não deixaram de ser assistidos porque foi criado o Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi) Remoto, com acesso pelo telefone pelo 0800 729 3534 (opção 2) (Foto: PMA)

A partir do dia 1º de setembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma as consultas presenciais com os psicólogos das Referências de Saúde Mental na Atenção Básica. O serviço presencial estava suspenso desde o começo da pandemia da covid-19, obedecendo aos critérios das medidas de isolamento social instituídos em decretos do Município e do Estado.

No entanto, nesse período, os pacientes não deixaram de ser assistidos porque foi criado o Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi) Remoto, com acesso pelo telefone pelo 0800 729 3534 (opção 2). De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, na próxima terça-feira, serão retomadas as consultas presencias, com os psicólogos na Atenção Básica.

“As agendas já estão abertas, e a população que tenha encaminhamento para atendimento com psicólogo, é só ir até a Unidade Básica de Saúde [UBS] mais próxima de sua residência e dar entrada no sistema. As vagas são reguladas pelo Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar), que realiza o agendamento da consulta para o psicólogo disponível e mais próximo da Unidade do usuário”, explica.

Serviço de Apoio Psicológico Remoto

Ainda segundo a coordenadora, devido às medidas restritivas de distanciamento social e orientações do Conselho Federal de Psicologia, os psicólogos estavam trabalhando de maneira remota, através do Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi). Mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais, a SMS continuará com o Sapsi, que precisou ser remodelado, para garantir o atendimento presencial, bem como sua manutenção.

“A partir de setembro, o atendimento pelo 0800 729 3534 (opção 2), será disponibilizado de segunda a sexta, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o cidadão tem sua chamada repassada para um dos quatro psicólogos por turno, que compõem a Rede de Atenção Psicossocial. Não teremos mais o atendimento aos sábados, porque já tínhamos percebido que a procura dos usuários era muito pequena, e não estavam justificando manter estes profissionais disponíveis”, enfatiza.