Porta aberta: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes funciona 24h
novembro 24, 2020A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona como porta aberta 24 horas por dia, para o atendimento a gestantes de alto risco, tanto da grande Aracaju como dos demais municípios sergipanos. As gestantes que não forem classificadas como alto risco são transferidas para outras maternidades que atendem o perfil de risco habitual.
Somente de janeiro a outubro de 2020, a Maternidade contabilizou 12.915 atendimentos. Destes, 5.758 pacientes admitidas e 7.157 receberam altas após avaliação ou foram liberadas para o pré-natal. Em 2019 (janeiro a dezembro), foram atendidas 16.270 pacientes, destas, 6.878 pacientes internadas na instituição e 9.392 pacientes não admitidas e que, por sua vez, chegaram até a unidade, tiveram o primeiro atendimento com a equipe de enfermagem obstétrica, passaram pela classificação de risco e lá foram caracterizadas, triadas como risco habitual é o que aponta o relatório gerencial das pacientes na unidade.
A gerente do Centro Cirúrgico, enfermeira Amanda Nabuco Oliveira, informa que, ao chegar à maternidade, a gestante é encaminhada para a recepção, onde requer a identificação, preenche a ficha e, em seguida, é atendida pela equipe de enfermagem. “Após esse atendimento ela é classificada como risco habitual, risco de baixa complexidade, ou risco de alta complexidade, caracterizada pelos sinais, sintomas, exames e pelas queixas principais. A paciente passa ainda por testes de HIV, sífilis, doenças sexualmente transmissíveis. Conforme o protocolo da MNSL, todas as usuárias admitidas na maternidade, de imediato realizam os testes”, disse a gerente.
Fonte: SES