Professores da rede municipal de ensino do município de Poço Redondo, alto sertão sergipano, estão em paralisação desde a última quarta-feira, 25, e decidiram ocupar o prédio da prefeitura municipal.
A categoria segue realizando a ocupação nesta sexta-feira, 27, e cobra a atualização do piso salarial para os professores do município. “Os professores paralisaram as atividades e estão em vigília e ocupação, tentando dialogar com a prefeita, pois a proposta apresentada pelo ex-prefeito e pela atual prefeita é de retirar o direito à titulação e só garante 10% do piso, quando o reajuste é de 33,24%. Os professores não aceitam essa proposta e seguem aqui tentando dialogar com a prefeita para que ela apresente uma proposta que garanta os direitos dos professores”, diz a diretora executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz.
O ato de ocupação segue durante esta sexta-feira. Durante a tarde, haverá assembleia da categoria para definir as novas diretrizes. “Não temos nenhuma previsão de audiência com a prefeita. Falei com ela por telefone e ela ficou de nos dar um retorno que não aconteceu. Hoje às 14h teremos uma nova assembleia pra discutir os rumos da luta aqui em Poço Redondo”, afirma Ivonete.
A Assembleia a ser realizada nesta tarde pode definir a desocupação do prédio da prefeitura e também a continuação da paralisação.
O Portal Infonet ligou para um contato que seria de algum representante do município, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.
Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos