Outubro Rosa: aracajuanos têm acesso a atendimento e exames gratuitos

Outubro Rosa: aracajuanos têm acesso a atendimento e exames gratuitos

outubro 13, 2022 Off Por JJ

As consultas são realizadas no bloco E, sala 24, do campus Farolândia, nos turnos da manhã, tarde e noite (Foto: Unit)

Apesar de raro, o câncer de mama afeta 1% dos homens brasileiros. No mês da prevenção da doença, o Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) intensifica os atendimentos e exames gratuitos oferecidos aos aracajuanos.

Em apenas sete dias, já foram realizados 32 atendimentos. As consultas são realizadas no bloco E, sala 24, do campus Farolândia, nos turnos da manhã, tarde e noite.

“O câncer de mama não atinge somente a população feminina. E uma porcentagem bem pequena, cerca de um por cento, mas ele atinge também o público masculino. Infelizmente, os homens tendem a procurar atendimento quando percebem algum sintoma de que algo no corpo não está certo. Então, temos essa dificuldade, mas fazemos constantemente ações de educação em saúde, orientando os homens sobre a importância dele perceber seu próprio corpo e procurar os serviços de saúde”, diz a professora Márcia Karina Lima Dantas.

Todos os serviços são oferecidos gratuitamente e podem ser agendados pelo número 3218-2136. Após os resultados dos exames e consultas realizadas no Caism, o paciente é encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidade de referência, de acordo com a necessidade. O Caism é totalmente custeado pela Unit, com parcerias do Centro de Referência da Mulher/Referência Estadual para Genitoscopia e Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

Caism

“O Caism é um projeto muito importante para que a gente possa divulgar informações importantes para prevenir patologias futuras. A partir do momento que a mulher inicia a vida sexual, o ideal é que ela faça exames de rastreamento. Se ela não faz o uso do preservativo, tem um dos fatores de risco para o câncer de colo de útero que é a contaminação pelo HPV. Então, ela está mais suscetível”, explica Márcia.

O Caism também atende homens e homens trans. No caso dos homens trans, a realização dos exames de mama e citológico ainda são necessários. Além dos exames de rastreamento do câncer de colo de útero, o Caism realiza o exame clínico das mamas, orientando sobre a importância de realizar também o autoexame.

Fonte: Ascom Unit