Organizadores de Tóquio-2020 cogitam adiamento, mas rechaçam cancelamento

Organizadores de Tóquio-2020 cogitam adiamento, mas rechaçam cancelamento

março 26, 2020 Off Por JJ

Reprodução/TwitterOs Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser adiados

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio-2020 admitiram, na manhã desta segunda-feira (23), que estão cogitando adiar os Jogos devido à pandemia do novo coronavírus. Em comunicado, entretanto, a ideia de cancelar o evento esportivo foi rechaçada.

De acordo com a nota, uma videoconferência entre os executivos e o COI (Comitê Olímpico Internacional) foi realizada na noite do último domingo (22). Sem definir o rumo dos Jogos Olímpicos, eles decidiram que existe a possibilidade de prorrogar a competição, que tem início marcado para 24 de julho.

“Como o COI declarou, devido à extrema complexidade dos Jogos, uma decisão final ainda não foi tomada e as discussões serão finalizadas nas próximas quatro semanas. O cancelamento dos Jogos de Tóquio 2020 não está na agenda”, escreveu.

O COI afirmou que irá definir o rumo da Olimpíada em até quatro semanas. Até lá, o Comitê terá que entrar em consenso com o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo do Japão, autoridades japonesas relevantes, federações esportivas internacionais e comitês olímpicos nacionais.

“Continuaremos priorizando a segurança dos atletas, espectadores e todos os outros participantes dos Jogos. Ao monitorarmos de perto as tendências de infecção, nos dedicaremos a examinar planos detalhados para diferentes cenários, incluindo a abertura dos Jogos em 24 de julho, de acordo com o acordo alcançado ontem com o COI”, declarou.

“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as organizações relevantes, a fim de atender às expectativas dos atletas que treinam dia e noite e dos torcedores que esperam ansiosamente pelos Jogos há tanto tempo”, continuou a organização.