Nutricionista explica sobre o uso correto da suplementação alimentar

Nutricionista explica sobre o uso correto da suplementação alimentar

Dezembro 1, 2021 Não Por JB

Os suplementos alimentares são aliados da nutrição e servem como complementos da alimentação saudável (Foto: Freepik)

O verão está chegando e muitas pessoas já correram para academia em busca do que para elas seria o ‘corpo perfeito’. O problema é que muitas delas acabam investindo em suplementação sem orientação nutricional, o que pode ser um risco para saúde.

“A suplementação alimentar, quando não prescrita por um profissional apto, pode acarretar alguns riscos para saúde, como por exemplo, sobrecarregar o fígado, risco de doenças cardiovasculares, problemas renais, entre outros”, explica a nutricionista Vitória Cruz Oliveira.

De acordo com a nutricionista, os suplementos alimentares são aliados da nutrição e servem como complementos da alimentação saudável, mas não substituem a alimentação. “Muitas vezes, a suplementação é utilizada para suprir alguma necessidade, seja ela de vitaminas, minerais ou fibras”, afirma Vitória.

Nutricionista Vitória Cruz (Foto: Bruno Carvalho)

Para que os suplementos alimentares  funcionem da forma correta, proporcionem o resultado esperado e não causem nenhum efeito adverso, um conjunto de fatores são levados em consideração. “Se tá faltando algum nutriente, a gente pede, por exemplo, exames de vitamina D. Se no exame mostrar que tá abaixo, a gente suplementa (exame bioquímico). Já no exame físico, a gente consegue detectar algumas deficiências a partir do cabelo, se estiver muito ralo e quebradiço ou partir das unhas. Já na anamnese nutricional, o indivíduo irá relatar se sente fadiga durante o treino, se não tá conseguindo ingerir a quantidade necessária de determinado nutriente.  Nesses casos, a gente suplementa também”, cita a nutricionista.

Os suplementos possuem diversos benefícios, dentre eles, auxilia na reposição de nutrientes, ajuda no desempenho e performance e complementam o plano alimentar. “Os suplementos alimentares são indicados nos casos em que o indivíduo, tem alguma deficiência nutricional, ou não consegue atingir a meta diária de determinado nutriente através da alimentação. Também existe a parte de suplementar no caso dos atletas, que querem melhorar seu físico e desempenho, sempre em forma de complemento e não de substituição, pois a suplementação alimentar é um aliado da alimentação e hábitos saudáveis”.

É importante ressaltar que o acompanhamento de um profissional fará toda a diferença, não só para alcançar o resultado almejado, mas para também preservar a saúde do corpo. “Nunca faça suplementação alimentar por conta própria e não siga dicas de internet sem fundamentação científica. O indicado é procurar um nutricionista para fazer a suplementação da forma mais segura e saudável possível. Só assim será possível alcançar os resultados desejados de maneira eficaz”, aconselha a nutricionista Vitória Cruz Oliveira.

Por Luana Maria e Verlane Estácio