MP 998, com diversas propostas para setor elétrico, deve ser aprovada no Senado, diz presidente da Eletrobras

MP 998, com diversas propostas para setor elétrico, deve ser aprovada no Senado, diz presidente da Eletrobras

janeiro 27, 2021 Off Por JJ

A Medida Provisória 998/2020, que traz diversas propostas para o setor elétrico, deve ser aprovada no Senado nos primeiros dias de trabalhos legislativos, avaliou o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior. De fato, os senadores não têm muito prazo para apreciar o texto, considerando que a MP “caduca” em 9 de fevereiro.

Segundo Ferreira Junior, em diversas interações, diferentes interlocutores expressaram a mesma crença de aprovação no texto, tendo em vista que já está em estágio final de apreciação e o conteúdo do texto, que classificou como “prioridade nacional” e “o mais importante para a conversão”.

“Não gosto de pensar em Plano B, mas o Plano B naturalmente seria uma nova MP ou um projeto de lei”, disse ele. “Os temas tratados são prioridades nacionais, não se pode abandonar esse processo”, comentou.

A MP é relevante para Eletrobras, uma vez que traz entre seus dispositivos itens para facilitar a retomada das obras de Angra 3. O texto também define questões relacionadas às tarifas de energia para seis ex-distribuidoras da estatal no Norte e Nordeste e apresenta uma proposta para estancar o crescimento de subsídios a fontes renováveis.

“Em Angra, ela disciplina o que já tinha vindo do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética)”, disse, referindo-se à referência tarifária para a energia produzida pela usina, de maneira a viabilizar o empreendimento. O texto também clarifica prazo de concessão, de 50 anos, com possibilidade de renovação do contrato, por 20 anos, indexação tarifária e possível realização de revisões tarifárias.

Ferreira Junior disse considerar que seria possível avançar no projeto com instrumentos legais já existentes, mas salienta que a MP trouxe “aperfeiçoamento e clarificações” sobre a questão. O executivo lembrou que o BNDES foi contratado para desenvolver a licitação internacional para o especialista que dará continuidade às obras, processo que é esperado para ocorrer no segundo semestre deste ano.

Quer ser trader e tem medo de começar? O InfoMoney te ajuda a chegar lá: participe do Full Trader, o maior projeto de formação de traders do Brasil e se torne um faixa preta em 3 meses – inscreva-se de graça!