
Mostra de Foguetes do sul sergipano está com inscrições abertas
fevereiro 21, 2025
A Mostra de Foguetes do Sul Sergipano (Mofogsulse) está com as inscrições abertas para a sua próxima edição, que tem previsão para acontecer no dia 9 de maio deste ano, no município de Estância, consolidando-se como uma das competições científicas do estado.
O evento, que acontece anualmente, tem o objetivo de fomentar a experimentação dos conteúdos aplicados em sala de aula nas disciplinas de Física, Química e Matemática, estimulando a curiosidade dos estudantes pelas Ciências da Natureza, Astronomia e Astronáutica.
A Mofogsulse é um evento fomentado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnológica de Sergipe (Fapitec), além de contar com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), campus Estância, e está vinculado à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Nacional de Foguetes (Obafog), funcionando como um treinamento para os estudantes aprimorarem os lançamentos dos seus foguetes para a fase nacional. Na edição deste ano, a expectativa é de que cerca de 40 escolas de mais de 11 cidades sergipanas participem, totalizando aproximadamente 250 estudantes e 30 professores da educação básica envolvidos na iniciativa.
O processo de inscrição será realizado 100% online, em duas etapas: a primeira acontece de 17 de fevereiro a dez de março, na qual o professor responsável inscreve a escola e indica quantas equipes pretende levar (com um limite de três equipes por unidade escolar). Na segunda etapa, o professor preenche os dados dos estudantes selecionados para participar da competição. As inscrições podem ser feitas pelo link oficial da Mostra .
Para o gestor da Diretoria Regional de Educação do Sul Sergipano (DRE 1), Franz Russemberg, a Mostra de Foguetes tem um impacto direto na aprendizagem dos estudantes. “A Mostra proporciona uma experiência diferenciada para os alunos, permitindo que eles explorem os conceitos científicos de forma prática. A competição não apenas reforça os conteúdos aprendidos em sala de aula, mas também desperta o interesse por carreiras nas áreas científica e tecnológica”, destacou.
Para os coordenadores responsáveis, Márcia Beatriz e Eliankir Guimarães, esse evento desperta a curiosidade dos estudantes sobre o estudo da Astronomia e Astronáutica, propagando os conhecimentos dessas ciências em nossa comunidade escolar. “Os nossos jovens tornam-se protagonistas dos seus processos de aprendizagem devido à necessidade de ajustes nos seus foguetes e combustíveis, utilizando-se do método científico para obter o maior alcance de lançamento possível, e, para isso, requer preparação e estudos. A última edição proporcionou aos nossos estudantes alcançarem para além das barreiras do nosso estado, indo disputar em competições pelo país. Eles trouxeram medalhas e troféus, além da expansão dos seus conhecimentos nessa área. Então este ano a gente espera mais uma vez levar os nossos estudantes para fora das fronteiras do nosso estado”.
Para sanar dúvidas ou obter orientações, os professores podem entrar em contato por meio do grupo do WhatsApp .
Fonte: Seduc