Mais 42 leitos serão reabertos no Hospital de Campanha no sábado

Mais 42 leitos serão reabertos no Hospital de Campanha no sábado

julho 3, 2020 Off Por JJ

O hospital passa a ter 102 leitos (Foto: Secom/PMA)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, amplia a capacidade de atendimento do Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar e passa, a partir deste sábado, 4, a operar com 102 leitos.

Com a chegada desses 39 médicos, sendo 32 com CRM provisório e sete vinculados ao Cremese, o HCamp amplia, também, as equipes dos demais profissionais, como enfermeiros (35), fisioterapeutas (10), farmacêuticos (14), técnicos de Enfermagem (35), permitindo, assim, a abertura da ala azul e do restante da ala amarela. As capacitações estão em andamento no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) nas áreas de Parada Cardiorrespiratória, Intubação Orototraqueal e Protocolo Covid-19.

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, informa que a previsão é ampliar a escala em mais de 5 mil horas de médico e que, na segunda-feira, dia 6, a SMS abrirá edital para contratação de médicos emergencistas, a fim de liberar o funcionamento da área laranja.

“O Hospital de Campanha foi pensado para oferecer um atendimento humanizado e para atender a demanda por ocupação de leitos municipais, evitando, assim, o colapso da rede de saúde da capital. Começamos com 60 leitos em operação. Além do edital para colocarmos a área laranja para funcionar, seguiremos com a contratação de mais cerca de 30 médicos para abrirmos a área verde. Temos um alto índice de efetividade no Hcamp, das 200 pessoas atendidas, 133 tiveram alta”.

Respiradores

Atualmente, o HCamp possui 26 leitos que podem ser transformados em leitos de estabilização e possui 25 respiradores. A Secretaria tem a solicitação de compra de mais 20 respiradores em andamento.

Hospital de Campanha

Até o momento, as equipes atenderam 200 pacientes na unidade provisória. Desses, 133 receberam alta e 33 seguem internados. Atualmente, a Unidade dispõe de 354 profissionais, sendo 75 médicos, 114 técnicos de Enfermagem; 60 enfermeiros; seis psicólogos; seis assistentes sociais; dois nutricionistas; 25 fisioterapeutas; 20 farmacêuticos e 37 auxiliares de apoio da rede.

 

Fonte: PMA