Intel vai segregar unidade de chip programável e planeja IPO
outubro 4, 2023A fabricante de chips Intel anunciou nesta terça-feira (4) que planeja operar sua unidade de chips programáveis como um negócio independente a partir de janeiro de 2024, com planos de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) do negócio nos próximos dois a três anos.
A Intel adquiriu a unidade quando comprou a Altera por US$ 16,7 bilhões em 2015. Os chips programáveis ficam entre os chips de propósito geral da Intel e os projetados para uma única tarefa, sendo usados em uma variedade de aplicações, desde a criptografia de dados até equipamentos de telecomunicações sem fio 5G.
Sandra Rivera, uma veterana da companhia, supervisionará a nova unidade, que continuará usando as fábricas da Intel para fabricar seus chips.
A Intel disse que iniciou “uma extensa busca interna e externa” para substituir Rivera, que atualmente supervisiona o negócio de chips para data center e inteligência artificial da empresa, que concorre com Nvidia e ADM.
O acordo segue movimentos anteriores da Intel para vender sua unidade de chips de memória para a SK Hynix e abrir capital de parte de sua unidade de chips para carros autônomos Mobileye.
“É um bom momento para desbloquear valor para os acionistas da Intel e focar no negócio principal. Esta divisão teve receitas recordes por três trimestres consecutivos e faz parte de uma indústria em crescimento,” disse Thomas Hayes, presidente da Great Hill Capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IM Business
Newsletter
Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.