Influenza: público-alvo pode se vacinar em Aracaju neste sábado
abril 13, 2024A Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS), de maneira a reforçar a importância e intensificar a imunização contra a influenza na capital, realiza neste sábado, 13, o Dia D de Vacinação, e convoca a população prioritária a comparecer a uma das 10 Unidades de Saúde da Família (USF) que estarão abertas no horário das 7h30 às 12h30, e nos três shoppings da capital, das 10h às 16h. Na oportunidade, a população também poderá atualizar o cartão de vacinação e se proteger contra outras doenças.
Nesta primeira fase da vacinação estão sendo imunizados os grupos prioritários, que são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); pessoas com comorbidades (mediante apresentação de relatório médico); professores; Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; trabalhadores do transporte público; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; caminhoneiros e quilombola.
Dia D e pontos de vacinação
A vacina contra influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
As Unidades que estarão abertas no Dia D são: Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo), Augusto Franco (bairro Augusto Franco), Sinhazinha (bairro Grageru), Celso Daniel (bairro Santa Maria), Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente), Niceu Dantas (bairro Mosqueiro), Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário), Edézio Vieira (bairro Siqueira Campos), Osvaldo Leite (bairro Santa Maria) e Cândida Alves (bairro Santo Antônio). Já nos três shoppings da capital, as vacinas estarão disponíveis apenas para o público com idade a partir de 5 anos de idade.
Tanto nas unidades quanto nos shoppings é necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão de vacina e o comprovante de residência. Já os profissionais listados nos grupos prioritários para a vacinação contra a influenza deverão apresentar um comprovante profissional, a exemplo do contracheque.
Até o momento, já foram atendidos este ano, na rede municipal de Aracaju, 17.181 pessoas com síndromes gripais, no Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e os pacientes com casos mais graves nos Hospitais Municipais de Pequeno Porte Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Norte).
Fonte: PMA