Idosa que recebeu doses diferentes terá imunidade avaliada em 14 dias

Idosa que recebeu doses diferentes terá imunidade avaliada em 14 dias

abril 6, 2021 Off Por JJ

Cartão confirma as doses diferentes tomadas pela idosa (Foto: Divulgação Priscila Andrade)

A idosa de 75 anos que foi imunizada com doses diferentes de vacinas contra à Covid-19 passará a ser monitorada pela Força-Tarefa de combate à doença da Universidade Federal de Sergipe (UFS). De acordo com o professor Lysandro Borges, o objetivo é descobrir se a idosa desenvolverá anticorpos contra à doença mesmo após receber imunizantes diferentes.

“Esse tipo de pesquisa ainda está no início em outros países. Com isso, nós queremos aprofundar o estudo sobre a questão aqui em Sergipe”, diz o professor Lysandro. Ainda segundo ele, daqui a 14 dias a idosa será submetida a um teste para avaliar o grau de imunização.

“Depois desse período, caso ela apresente anticorpos contra à doença, não será necessária uma terceira dose porque ela já estará imunizada. Mas se após esse tempo for constatado que ela não desenvolveu os anticorpos, será preciso uma terceira dose”, detalha o docente.

O professor Lysandro está à frente da Força Tarefa Covid-19/UFS (Foto: Divulgação/UFS)

Ainda segundo ele, no caso de uma terceira dose, a idosa irá realizar outro teste após 14 dias da aplicação para fazer a checagem da imunidade contra à doença. “É uma avaliação nova que estamos fazendo sobre esse mix de vacinas. Mas a partir do resultado que colhermos, teremos um norte para trabalharmos sobre o assunto”, explica o professor.

Relembre

Uma idosa de 75 anos recebeu duas doses diferentes da vacina contra a covid-19 em Aracaju. O fato ocorreu nesta segunda-feira, 5, e veio à tona após a divulgação de um vídeo no qual a cuidadora da idosa faz a denúncia.

Nas imagens, a denunciante diz que o fato ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde do conjunto Augusto Franco. E informa que na primeira dose, a idosa foi imunizada com a Coronavac, e na segunda dose, com a Astrazeneca.

por João Paulo Schneider