Ibovespa Futuro cai mais de 1% com repercussão de Copom e Fed
setembro 21, 2023O Ibovespa Futuro (INDFUT) opera com forte baixa na abertura dos negócios nesta quinta-feira (21), com investidores repercutindo decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil na véspera.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil cortou a Selic em 0,50 ponto percentual, para 12,75% ao ano, e sinalizou mais reduções equivalentes nas próximas reuniões.
O comunicado voltou a incorporar alerta sobre a questão fiscal e apresentou projeções piores da autoridade monetária para a inflação.
Apesar de não ter havido surpresa em relação à magnitude do corte, com todos os 48 economistas consultados em pesquisa da Reuters esperando redução de 0,50 ponto na Selic neste mês, analistas observaram viés mais duro no tom do comunicado.
O Fed, por sua vez, manteve os juros na véspera, como esperado, e sinalizou que provavelmente deve aumentar os juros nos Estados Unidos ao menos mais uma vez. O banco central ainda revisou suas projeções econômicas para cima, com alertas de que a batalha contra a inflação está longe de encerrada.
Ibovespa Futuro (INDFUT)
Às 9h15 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro operava com desvalorização de 1,24%, aos 118.060 pontos.
Em Wall Street, os índices futuros de Nova York operam com baixa, à medida que os investidores digerem a decisão do Fed de manter a taxa de juros inalterada e sinalizações de juros altos por mais tempo.
Nesta manhã, o Dow Jones Futuro caía 0,54%, o S&P Futuro tinha queda de 0,79% e Nasdaq Futuro recuava 1,08%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dólar
O dólar comercial operava com alta de 0,24%, cotado a R$ 4,891 na compra e R$ 4,892 na venda.
Já o dólar futuro (DOLFUT) para outubro subia 0,37%, indo aos 4,905 pontos.
O índice do dólar (DXY), que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas, avançava 0,46%, a 105,64.
Aula Magna com Paulo Guedes
A economia e seus investimentos
Acompanhe a aula online e gratuita onde o Paulo Guedes ensina a analisar cenários econômicos e, a partir disso, tomar boas decisões de investimento.
PARTICIPAR AGORA
No mercado de juros, os contratos operavam com baixa em sua maioria, à medida que investidores ajustam posições após decisão de juros do Copom na véspera.
O DIF24 (janeiro para 2024) opera estável, a 12,26%; DIF25, +0,01 pp, a 10,54%; DIF26, +0,01 pp, a 10,25%; DIF27, +0,02 pp, a 10,50%; DIF28, +0,02 pp, a 10,82%; DIF29 +0,04 pp, a 11,03%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exterior
Os mercados europeus operam com baixa no meio de uma série de decisões sobre taxas de juro por parte dos bancos centrais de Inglaterra, Turquia, Suécia, Suíça e Noruega.
O Banco da Inglaterra interrompeu sua longa série de aumentos da taxa de juros nesta quinta-feira em meio à desaceleração da economia britânica, mas disse que não está dando como certo a recente queda da inflação.
Um dia depois de uma surpreendente desaceleração no ritmo de aumento dos preços no Reino Unido, o Comitê de Política Monetária do banco central votou por 5 a 4 para manter a taxa de juros em 5,25%.
Enquanto isso, o banco central da Noruega optou por aumentar a sua taxa diretora para 4,25%, conforme previsto pelos analistas, acima dos 4% face à inflação rígida.
Já o Banco Suíço encerrou a sua série de cinco aumentos, mantendo as taxas de juros em 1,75%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco central da Suécia, por sua vez, aumentou as taxas de juros pela oitava vez consecutiva na quinta-feira, elevando a taxa principal para 4%.
Ásia
Os mercados asiáticos fecharam em queda generalizada, depois de o BC dos EUA ter mantido a sua taxa de referência, mas disse que irá aumentar as taxas de juro mais uma vez este ano.
As projeções mostraram que o banco central espera aumentar as taxas para uma mediana de 5,6% até o final de 2023, acima da faixa atual entre 5,25% e 5,5%.
O Comité Federal de Mercado Aberto (Fomc), que fixa as taxas, projetou dois cortes nas taxas em 2024, dois a menos do que a previsão de junho. Isso colocaria a taxa de fundos em torno de 5,1%.
Commodities
Os preços do petróleo ampliam as perdas da véspera e operam com baixa nesta manhã, com investidores repercutindo o anúncio do Fed de mais aumento de juro este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cotações do minério de ferro na China também fecharam no vermelho, enquanto investidores buscavam detalhes da promessa da China de acelerar a implementação de mais políticas para consolidar sua recuperação econômica, com o setor imobiliário do país mantendo-os cautelosos.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia