Ibovespa fecha em leve alta com Petrobras (PETR4), após sessão volátil; dólar avança 0,08%

Ibovespa fecha em leve alta com Petrobras (PETR4), após sessão volátil; dólar avança 0,08%

agosto 18, 2022 Off Por JJ

O Ibovespa fechou próximo da estabilidade nesta quinta-feira (18), avançando 0,09%, aos 113.812 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira acompanhou o movimento de volatilidade observado nos Estados Unidos.

Em Nova York, os índices também fecharam no verde, mas sem altas expressivas. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,06%, 0,23% e 0,21%.

“O dia é marcado por um sentimento de cautela. O dólar subiu um pouco por conta da aversão ao risco, com falas mais duras dos dirigentes do Federal Reserve”, explica Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management.

Durante o dia, Neel Kashkari, diretor do Fed de Mineápolis, defendeu, entre outras coisas, que há uma necessidade urgente de baixar a inflação e que não tem certeza se a instituição monetária conseguirá evitar uma recessão durante o controle de preços. James Bullard, do Fed de St. Louis, por sua vez, disse esperar uma alta de 0,75 ponto percentual no próximo encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

“Tivemos dados ao longo do dia melhores do que o esperado nos Estados Unidos e alguns diretores do Fed reiteraram que vão subir 0,75 ponto na próxima reunião. Isso deveria pesar no mercado, mas este ainda está muito forte”, afirma André Luzbel, head de renda variável da SVN Investimentos.

Além de falas do Fed, o número de novos pedidos de seguro-desemprego ficou em 250 mil, ante consenso de 265 mil, mostrando uma economia mais aquecida do que o esperado. O índice de atividade industrial do Fed Filladélfia teve leitura de 6,2 em agosto, ante projeção de um número negativo em 5.

O DXY, índice que mede a força da moeda americana frente a outras divisas de países desenvolvidos, avançou 0,83%, aos 107,45 pontos. O dólar comercial fechou com alta de 0,08% frente ao real, a R$ 5,172 na compra e na venda.

“Após uma diminuição do seguro desempregos nos EUA e com falas do Fed, o índice brasileiro foi sustentado por ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que acompanhou a performance do petróleo”, explica Gonçalvez. “Do outro lado, as ações da Vale (VALE3) caíram, após notícias de problemas de interrupção de fábricas na China”.

Segundo os especialistas, o principal índice da Bolsa brasileira segue recebendo aportes de investidores estrangeiros.

“Apesar do índice estar oscilando pouco, os papéis dentro dele estão variando de forma significativa. Estamos vendo uma realocação setorial. O movimento de alta foi acompanhado da reprecificação de papeis que estavam muito baratos, de consumo, e commodities ficaram voláteis – mas, em geral, os papéis caíram, principalmente os do setor de metais”, complementa Luiz Adriano Martinez, portfólio manager da Kilima Asset.

Os juros brasileiros, apesar do recuo dos treasuries, fecharam em alta. Os DIs para 2023 viram seus rendimentos subindo um ponto-base, para 13,72%. Os para 2025 e 2027, no meio da curva, tiveram suas taxas ganhando 13 e 14 pontos, respectivamente, a 11,72% e 11,83%. Na ponta longa, os contratos para 2029 tiveram reajustes de 10 pontos, indo a 11,83%, e os para 2031, de nove pontos, a 11,92%.

Entre as maiores altas, ficaram as ações ordinárias da Natura (NTCO3), com mais 5,31%, da 3R Petroleum (RRRP3), com 4,43%, e da Hapvida (HAPV3), com 4,34%. Do outro lado, Yduqs (YDUQ3), Americanas (AMER3) e MRV (MRVE3) recuaram, na sequência, 5,28%, 4,28% e 4,17%.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.