Huse realiza exposição com orientações sobre prevenção de queimaduras
junho 10, 2022Junho Laranja é o mês dedicado à orientação de prevenção às queimaduras. Nesse sentido, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em parceria com o shopping RioMar Aracaju, reforça os cuidados e orientações para os riscos de soltar fogos de artifício e acender fogueiras durante esse período junino. A ação inicia nesta sexta-feira,10, e vai até o próximo domingo, 12, das 10h às 22h, no shopping.
Na ação, a UTQ vai apresentar ao público uma simulação de atendimento ao paciente queimado, com um leito que reproduz fielmente a estrutura da unidade, inclusive com simulação de atendimento com um manequim. Além da distribuição de panfletos com orientações, será apresentado um painel com vídeo. Nesse período junino, a estimativa com queimaduras é de crescimento de 50% em relação ao ano anterior, com um aumento considerável no número de pacientes queimados por fogos de artifício, acendimento de fogueiras, líquidos superaquecidos, alimentos quentes e produtos inflamáveis.
A gerente da Unidade de Queimados, Wandressa Santos, afirma que as estatísticas mostram que os números antes da pandemia foram bem maiores. “Durante a pandemia, a gente teve uma redução de 40% de casos de atendimento ao queimado, momento em que foi proibido até fogueira. Então, com esse retorno às festas, após dois anos de reclusão, sem comemoração, é necessário redobrar os cuidados, pois as lesões podem ser graves e levar à morte”, disse.
O coordenador de marketing do RioMar Aracaju, Maxwell Teles, acredita que esse é o melhor momento para conscientização dos clientes, para um tema que merece toda atenção e cuidado. “Oferecer informação com certeza é a melhor opção para prevenir e ajudar no combate a acidentes e queimaduras com fogos de artifício. Essa parceria com o Huse, é uma ótima oportunidade para atingir principalmente todo o público infantil e adulto que frequenta o Rancho de São João do RioMar, neste período de festividades juninas”, afirma.
Fonte: Ascom/Huse