HU de Lagarto proporciona visita de cães dos Bombeiros a pacientes

HU de Lagarto proporciona visita de cães dos Bombeiros a pacientes

novembro 29, 2024 Off Por JJ

Zumbi (um labrador preto) e Sherlock (um braco alemão malhado) visitaram pacientes da unidade de saúde (Foto: HUL-UFS/Ebserh)

Os pacientes do Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS/Ebserh), receberam visitas inesperadas e que trouxeram muitos sorrisos no dia 11 e 26 de novembro, com a visita de dois cães do Corpo de Bombeiros de Lagarto.

Zumbi (um labrador preto) e Sherlock (um braco alemão malhado) visitaram pacientes internados na clínica cirúrgica, no pronto-socorro (ala amarela) e na pediatria, e também passearam pela área externa do hospital, levando alegria e muito carinho para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“O contato com os animais promove afetos positivos, bem estar emocional nos pacientes que aceitam participar da atividade. Além disso, os profissionais também se beneficiam da visita. Trata-se de uma atividade que promove saúde mental para todos os envolvidos, pois rompe com a hostilidade comum ao ambiente hospitalar, trazendo alegria, amor e leveza”, explica a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HUL-UFS, Ana Luiza Andrade Prado.

A atividade dura aproximadamente uma hora, e os cães são acompanhados pelo 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Tiago Garcia Bezerra Vieira e pelo soldado Osvaldo Ayran Gomes de Oliveira.

O Sargento Garcia conta que alguns pacientes têm medo de cães e, nesses casos, eles mantêm distância, respeitando a vontade do paciente, mas que a maioria gosta bastante. “Os pacientes que podem descem das camas, passeiam, brincam com os cães, os que não podem brincam com eles nos leitos mesmo. Inicialmente alguns ficam espantados, mas depois é só alegria, alguns perguntam se podem ficar com os cachorros, se vamos doar”.

O projeto do Corpo de Bombeiros com os cães visita atualmente, de forma regular, pacientes da Apae, do Hospital da Criança e agora passa a visitar quinzenalmente também pacientes do HUL-UFS e da pediatria oncológica do Hospital de Urgência de Sergipe.

“Estamos visando a melhoria desses pacientes, a aceitação medicamentosa, eles poderem sair para brincar com os cães ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a movimentação do corpo, e ainda conseguimos muitos sorrisos!”, ressalta o Sargento Garcia.

Fonte: HUL-UFS/Ebserh