Hospital São José suspense atendimento a pacientes do SUS

Hospital São José suspense atendimento a pacientes do SUS

outubro 26, 2020 Off Por JJ

O atendimento ambulatorial para pacientes do SUS está suspenso (Foto: arquivo Portal Infonet)

O atendimento ambulatorial no Hospital São José para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi suspenso nesta segunda-feira, 26. O motivo, segundo o Hospital, é a falta de insumos ocasionada pelo atraso no repasse das verbas por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).

O coordenador administrativo geral do Hospital São José, Fúlvio Leite, explica que a unidade de saúde recebe verba da União, do Estado e do Munícipio, mas a fonte pagadora é a SMS. O débito, dos três entes, soma mais de R$ 4,3 milhões.

“Todos os entes repassam os valores para a SMS e a secretária nos paga, mas temos muitas notas em atraso. Fizemos, inclusive, uma relação atualizada de todas as notas em aberto. Temos notas de janeiro que não foram pagas. Colocamos a numeração de todas as notas em aberto e mandamos para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e para a SMS”, explica.

Fúlvio conta que, por enquanto, apenas o serviço ambulatorial foi suspenso, mas o hospital não sabe até quando vai conseguir manter os outros serviços funcionando se os repasses não forem feitos. “Já não temos mais alguns insumos e, por isso, suspendemos a realização dos exames. Ainda mantemos, a muito custo, as cirurgias e internações, mas não sabemos até quando. Temos médicos prestadores de serviços que não receberam os salários de setembro. Daqui a quatro dias, fecha outro mês e serão dois meses em aberto”, diz o coordenador.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não tem contrato com o Hospital São José  e que na semana passada fez o repasse de R$ 323.803,49 para a SMS.

SMS

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que o contrato de prestação de serviço com o Hospital São José envolve várias notas fiscais, referente a cada fonte de recurso. O repasse da verba estadual para a SMS foi realizado semana passada e, nesta segunda-feira, dia 26, a Secretaria realizou o pagamento.

A SMS disse ainda há algumas notas que se encontram em processo de pagamento que decorrem de remanejamento de recursos por conta das ações que envolvem o combate ao covid-19. A expectativa, conforme a SMS, é de pagar todas as notas no decorrer dessa semana.

Por Karla Pinheiro